A democracia precisa de você: seja mesária ou mesário voluntário
Vantagens incluem até 60 horas extracurriculares para estudantes de universidades conveniadas
Isenção na taxa de inscrição em concursos públicos estaduais, até 60 horas complementares nas instituições de ensino superior conveniadas e dois dias de folga no trabalho. Essas são algumas de uma série de vantagens que uma pessoa que se voluntaria como mesária pode ter ao prestar serviço à Justiça Eleitoral.
Em 2022, somente no Paraná, serão necessárias cerca de 110 mil pessoas para trabalhar nos locais de votação dos 399 municípios do estado. Eleitoras e eleitores com mais de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral podem se inscrever, basta preencher um formulário e aguardar o contato do cartório eleitoral do município.
Saiba mais no Canal do Mesário
Desde 1996
Luciana Ribas Bueno Santos, de 45 anos, mora no município de Ibaiti, no norte pioneiro paranaense, e foi uma das mais de 54 mil mulheres que participaram como mesárias nas Eleições 2020 no estado. Aquela não foi, porém, a primeira vez que acompanhou o processo eleitoral de perto. Desde 1996, Luciana participa do ato democrático.
Na primeira vez, Luciana não se apresentou voluntariamente, mas foi convocada. Como gostou da experiência, decidiu inscrever-se por sua iniciativa nas eleições seguintes. Ela conta que sempre participou com muita satisfação e felicidade, pois é “uma honra contribuir com o país”. Além disso, o trabalho lhe garantiu horas de estágio em um curso de graduação e foi critério decisivo de desempate em um concurso público.
Apesar de os dias de votação serem intensos, Luciana relata a convivência harmônica de mesárias e mesários nas seções eleitorais. “Todos trabalham com seriedade, responsabilidade e alegria”, conta. O trabalho começa cedo no domingo e a capacitação oferecida pela Justiça Eleitoral antes da eleição esclarece de forma didática todos os procedimentos necessários.
Principais vantagens
Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 98);
Auxílio-alimentação para o dia da eleição;
Até 60 horas extracurriculares para estudantes de ensino superior de universidades conveniadas ao Uniamiga;
Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital;
Vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital;
Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a Lei nº 19.196/2017, dependendo da regulamentação expedida pela instituição promotora do concurso.
Uniamiga
Confira se a sua universidade é conveniada do programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral para ter acesso a até 60 horas extracurriculares pelo trabalho como mesária ou mesário voluntário. Se ainda não for, basta a instituição preencher o termo e formulário de adesão.
Atribuições
É a mesária e o mesário que ficam na seção eleitoral do início ao fim da votação para:
- Receber o eleitorado;
- Colher e conferir a assinatura do eleitorado no caderno de votação;
- Liberar a urna eletrônica para a pessoa votar;
- Zelar pela tranquilidade no ambiente de votação.
Perfil
A mesária e o mesário destacam-se pela responsabilidade, honestidade, facilidade para lidar com o público e pela vontade de ajudar.
Quem não pode
- Candidatas/candidatos e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e também a/o cônjuge;
- Integrantes de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva;
- Autoridades e agentes policiais que exercem cargos de confiança do Poder Executivo;
- Quem trabalha na Justiça Eleitoral.
Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Arte: Simone Hembecker
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube