É FALSO que pessoas sem o cadastro da biometria não poderão votar nas eleições
Coleta das digitais segue suspensa pela Justiça Eleitoral em todo o país
Voltou a circular nos aplicativos de mensagem uma informação falsa envolvendo o processo eleitoral. Segundo o boato, quem não tiver feito a biometria não poderá votar nas Eleições 2022, marcada para o dia 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (onde houver segundo turno).
O conteúdo já havia sido desmentido em janeiro deste ano pelo Gralha Confere, programa de combate à desinformação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
O cadastro biométrico está suspenso desde 2020, como forma de prevenção à Covid-19, uma vez que a coleta das digitais só pode ser feita presencialmente.
Nenhuma eleitora ou eleitor em situação regular com a Justiça Eleitoral será impedido de votar apenas por não ter feito o cadastramento das digitais nesse período.
Na dúvida, confira a sua situação eleitoral
Faça o título eleitoral pela internet
É possível, sem sair de casa, fazer o primeiro título, transferência de município, alteração de dados e regularizar título cancelado, entre outros serviços, pelo Título Net.
Todos os serviços devem ser solicitados até o dia 4 de maio, quando fecha o cadastro eleitoral, o que acontece 150 dias antes da eleição, conforme Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91).
Não é preciso ir até um cartório eleitoral, pois a coleta das digitais pela Justiça Eleitoral permanece suspensa em todo o país. Acesse a via digital do título eleitoral no app e-Título, no celular ou tablet, pelo Google Play ou App Store.
Em caso de dúvidas, fale com o Disque-Eleitor do TRE-PR no 0800-640-8400, acesse o serviço de conversa textual do Balcão Virtual ou entre em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral.
A Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas não deixem o pedido para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações.
Seja mesária ou mesário voluntário! Clique para saber mais
SERVIÇO
Disque-eleitor: 0800-640-8400.
Título Net: título, transferência, alteração de dados e título cancelado.
Balcão Virtual: atendimento de conversa textual.
E-mail ou WhatsApp: fale com a sua zona eleitoral.
e-Título: baixe a via digital do título eleitoral no Google Play ou App Store.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Arte: Simone Hembecker
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube