Hospitais e instituições de permanência de idosos terão seções eleitorais
Seções eleitorais vão atender pessoas internadas e profissionais que trabalham em instituições como o Hospital de Clínicas do Paraná e Hospital Erasto Gaertner
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou, nesta quinta-feira (24), no auditório do edifício-sede, o projeto Cidadania Plena. A iniciativa vai facilitar o voto nas Eleições 2022 de pessoas hospitalizadas, com mobilidade reduzida ou idade avançada.
Na ocasião, foram assinados os acordos de cooperação técnica com as secretarias de estado da Saúde e da Justiça, Família e Trabalho e com o Hospital de Clínicas do Paraná e o Hospital Erasto Gaertner.
Dignidade cívica
O acordo prevê, no dia das eleições, em 2 de outubro (primeiro turno) e em 30 de outubro (se houver segundo turno), a instalação de seções eleitorais em hospitais e Instituições de Longa Permanência de Idosas e Idosos (ILPI). As seções vão atender, além de pacientes, profissionais que trabalham nos locais.
“Vamos resgatar a dignidade cívica de uma parcela importante e experiente de nossa sociedade”, afirmou o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. Os espaços que receberão as urnas eletrônicas seguirão as regras que asseguram o sigilo do voto e a segurança da votação.
“A democracia pressupõe que o poder do povo seja reconhecido por sua participação ativa no processo de escolha dos representantes”, lembrou o desembargador Coimbra de Moura. O projeto é coordenado pela Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi.
Presenças
Participaram da cerimônia (foto): o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; o secretário de Saúde do Estado do Paraná, Carlos Alberto Gebrim Preto (Beto Preto); Dr. Luiz Guilherme Feltrin Gluck, representando o secretário de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost; a coordenadora-geral do projeto Cidadania Plena no TRE-PR, Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi; a Dra. Claudete Reggiani, superintendente do Hospital de Clínicas do Paraná; e o Dr. Adriano Rocha Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner.
Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Vilmar Chequeleiro
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube