Presidente do TRE-PR se reúne com juízo eleitoral e comando militar de Foz do Iguaçu e região
Os encontros trataram de questões relativas à segurança da urna eletrônica e outras ações referentes às Eleições 2022

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, acompanhado do doutor Rodrigo Otavio Rodrigues Gomes do Amaral, juiz membro da Corte Eleitoral e presidente da Comissão de Segurança do TRE-PR; do doutor Valcir Mombach, diretor-geral; e do doutor Josmar Ambrus, secretário da presidência, se reuniu na tarde desta quinta-feira (17) com policiais do 14º Batalhão da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, onde foi recebido por seu comandante, o major Adelar Davies.
O encontro teve como objetivo subsidiar os integrantes da Corporação com informações importantes sobre a segurança do processo de votação, a confiabilidade da urna eletrônica e sua inviolabilidade, além da abordagem sobre ações e projetos da Justiça Eleitoral paranaense, como o Gralha Confere.
Eleições 2022
Na manhã do dia seguinte (18), a comitiva do TRE-PR se reuniu com juízas e juízes eleitorais, juntamente com os chefes de cartório de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Matelândia, para tratar de temas ligados aos preparativos das Eleições 2022.
O evento contou com a presença do prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco (Chico) Lacerda Brasileiro, e do doutor Ariel Nicolai Cesa Dias, juiz da 147ª Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu e juiz diretor do fórum eleitoral, além de representantes da Itaipu Binacional, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de entidades comerciais e industriais.
Em seu discurso de abertura, o desembargador Coimbra de Moura lembrou do período em que atuou como juiz eleitoral no interior e destacou que a Justiça Eleitoral precisa garantir “que nosso sistema de votação é seguro, rápido, eficiente e transparente”.
Ao concluir seu pronunciamento, destacou o desejo de “que esse encontro sirva para plantar uma semente de esperança e otimismo em nossa luta contra a desinformação”.
Painéis
Foram apresentados quatro painéis: no primeiro deles, o presidente da Comissão de Segurança da Justiça Eleitoral do Paraná, doutor Rodrigo Amaral, abordou as ações institucionais ligadas à sua comissão.
Logo em seguida, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), Juliana Paula Zigovski, convidou os presentes a participarem de uma dinâmica, que foi desenvolvida durante a apresentação seguinte, feita pelo secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar José Fernandes de Deus, e pelo chefe da Seção de Urnas, Roney Cesar de Oliveira, que falaram sobre o processo eletrônico de votação e os dispositivos de segurança da urna eletrônica.
Por fim, a coordenadora de Comunicação Social, Rubiane Barros Barbosa Kreuz, tratou do atendimento à imprensa e apresentou o Gralha Confere, importante ferramenta de combate à desinformação, bem como o projeto Universidade Amiga.
Presenças
A reunião contou com a presença das seguintes autoridades: Wendel Fernando Brunieri (da 46ª ZE de Foz do Iguaçu); Ursula Boeng (da 122ª ZE de São Miguel do Iguaçu); Ana Carolina Catelani de Oliveira (da 114ª ZE de Medianeira); e Pryscila Barreto Passos Remor (da 118ª ZE de Matelândia).
Na foto, da esquerda para a direita: Dr. Valcir Mombach; o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; desembargador Coimbra de Moura; Dr. Ariel Nicolai Cesa Dias e Dr. Josmar Ambrus
Texto: Marden Machado
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Everton Bahl Grabski
Tratamento de imagem: Vilmar Chequeleiro
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube