Juíza ouvidora do TRE-PR realiza entrega do relatório parcial das atividades em 2022
Doutora Flavia da Costa Viana assumiu a Ouvidoria em 1° de setembro deste ano

No dia 27 de outubro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, recebeu o relatório de atividades da Ouvidoria em 2022. A entrega do relatório parcial, realizada pela nova juíza ouvidora, doutora Flavia da Costa Viana, aconteceu na sala da presidência, no edifício-sede, em Curitiba.
A doutora Flavia Viana assumiu a Ouvidoria do TRE-PR no dia 1° de setembro deste ano, conforme Portaria n° 327/2022. Na ocasião, a desembargadora Cláudia Cristina Cristofani foi designada como ouvidora substituta. O documento foi publicado no DJE/TRE-PR n° 197/2022.
"Para mim é uma grande satisfação estar à frente da Ouvidoria do TRE-PR, um importante canal de interlocução com a sociedade de nosso estado. Este primeiro relatório que tenho a honra de entregar ao eminente presidente Coimbra de Moura demonstra a presteza e igualmente a qualidade da equipe da Ouvidoria, que já vinha trabalhando de forma muito eficiente sob o comando de meu antecessor, o doutor Thiago Paiva”, declarou a juíza ouvidora.
Segundo a doutora, a ideia da nova administração é dar continuidade às dinâmicas já implementadas. “Atuaremos sempre com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da gestão pública, garantir transparência e promover a aproximação entre a Justiça Eleitoral do Paraná e seus cidadãos e cidadãs”, completou.
Trajetória
A doutora Flavia Viana é membro da Corte do TRE-PR e juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Também foi juíza auxiliar da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a gestão do ministro Luiz Edson Fachin.
É ainda presidente honorária da União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa e vice-presidente da Comissão de Estudos de Direito Civil da União Internacional de Magistrados. Além de ter sido diretora de Relações Internacionais da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e participante do Women’s Leadership Network Program da Universidade de Columbia (2019-2020).
Relatório parcial 2022
Segundo o relatório, de janeiro a setembro deste ano foram realizados 3.377 atendimentos pelo setor. Até o dia 24 de outubro, foram mais 741. O tempo médio de resposta da Ouvidoria do TRE-PR é de cerca de 2 horas. Desempenho superior ao exigido pelo planejamento estratégico, que prevê um prazo entre dois e três dias para solução das demandas.
Todos os relatórios anuais anteriores, com as atividades e as estatísticas do setor, podem ser acessados pelo site do TRE-PR. Basta clicar em “Ouvidoria”, na parte superior da tela, e em "Relatórios", no menu lateral.
Inovações
Em fevereiro deste ano, foi lançada a Ouvidoria da Mulher do TRE-PR. Trata-se de um canal especializado que recebe demandas de vítimas de agressões relacionadas à igualdade de gênero, assédio moral e sexual, discriminação e outras formas de violência no âmbito do Tribunal. Para denunciar, envie um e-mail para: ouvidoriadamulher@tre-pr.jus.br.
Outra novidade, foi a implementação, em abril, do Sistema SAC (Serviço de Atendimento do Cidadão), pelo qual a Ouvidoria recebe as demandas. Toda a tramitação da solicitação passou a ocorrer dentro desse canal informatizado e o eleitorado agora pode acompanhar o requerimento por meio de um número de protocolo, sendo cada nova atualização notificada por e-mail.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

