TRE-PR institui programa Estágio-Visita para universitárias e universitários do Paraná
Programa coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral proporciona acesso de estudantes ao Tribunal
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) apresentou, nesta quinta-feira (27), o programa Estágio-Visita da Justiça Eleitoral, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). O programa foi instituído pelo presidente Wellington Emanuel Coimbra de Moura por meio da Resolução n° 905/2022.
“A democracia amadurece quando o cidadão é colocado como protagonista. Nós temos que ir em direção ao cidadão. Precisamos conferir à sociedade um serviço de excelência e é isso que estamos fazendo com esse projeto”, destacou o desembargador.
O juiz membro da Corte Eleitoral e diretor-executivo da EJE-PR, Dr. Thiago Paiva dos Santos, explicou que o projeto vai promover o acesso às diversas atividades realizadas no âmbito do Tribunal. “O programa de Estágio-Visita do TRE-PR promoverá uma imersão dos universitários no dia a dia da Justiça Eleitoral, unindo a teoria com a prática para uma experiência cultural única, capaz de atrair os participantes para o ingresso nas carreiras públicas do Tribunal e também para o exercício da advocacia eleitoral”, disse.
O objetivo é demonstrar a estudantes, de variadas universidades e cursos, os conteúdos da Justiça Eleitoral, o funcionamento do TRE-PR e a sua atuação na sociedade. Serão duas turmas, uma por semestre, selecionadas para o projeto a partir do ano que vem.
Inspirado no programa Estágio-Visita da Escola da Câmara de Deputados, o projeto busca fomentar o interesse pelo exercício da cidadania e pelo desenvolvimento da consciência cívica.
Da esquerda para a direita: desembargador Coimbra de Moura; e os servidores da EJE-PR: Mauricio Niwa, Ana Paula Winters Bosco Scuissiato, Mary Ogawa, Jillian Servat, e Dr. Thiago Paiva dos Santos.
Participação
A seleção será feita por meio de inscrições. Caso o número de vagas disponíveis exceda, será considerado como critério de desempate a atuação como mesária ou mesário voluntário e participações nos Programas Universidade Amiga ou Justiça Eleitoral na Universidade.
Módulos
O programa será desenvolvido em três módulos.
O primeiro será a “Jornada Educativa”, que consiste em uma visita com duração entre 15 a 30 min, com pequenos grupos em alternância pelas unidades, com uma reunião logo após para apresentações das percepções.
Em seguida será feita a “Vivência”, onde estudantes vão realizar atividades de experiência de trabalho em unidades selecionadas, por meio de ambientação, imersão e outras atividades a serem definidas com a área.
Por último, “Experiências Culturais”, em que serão feitas visitas às sedes históricas do TRE-PR, incluindo museus, memoriais, prédios históricos e outros Tribunais.
Palestra
O evento contou com uma palestra do servidor Adwilhans de Souza, que tratou de pesquisas eleitorais.
Presenças
Compareceram à cerimônia de lançamento do projeto o secretário da presidência, Dr. Josmar Ambrus; o diretor-geral do TRE-PR, Dr. Valcir Mombach; o coordenador executivo da EJE-PR, Jillian Roberto Servat; o presidente do Instituto Mais Cidadania, Dr. Roosevelt Arraes; servidoras, servidores, estagiárias e estagiários da Justiça Eleitoral.
Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube