Comissão Apuradora, presidida pelo desembargador Fernando Wolff Bodziak, disponibiliza Sistema de Totalização
Na ocasião, foi emitido o Relatório Zerésima para comprovar a inexistência de votos computados no sistema
A Comissão Apuradora do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), presidida pelo desembargador Fernando Wolff Bodziak, disponibilizou, neste sábado (01), às 12h30, as funcionalidades no Sistema de Totalização (SISTOT).
“Esse procedimento acontece para assegurar a lisura, a transparência e a segurança das eleições e mostra que não há votos computados antes da votação. A cerimônia é realizada primeiramente no TSE, a seguir os regionais eleitorais realizam o mesmo procedimento e então é a vez das zonas eleitorais o fazerem”, explicou o desembargador.
Fiscalização
O evento aconteceu na sala da Coordenadoria de Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação, no edifício-sede do TRE-PR. A cerimônia pública foi acompanhada pelos integrantes da Comissão Apuradora, entidades fiscalizadoras, por uma observadora da Organização dos Estados Americanos (OEA), imprensa e demais pessoas interessadas.
Os atos são disciplinados pelos arts. 196 e 197 da Resolução-TSE nº 23.669/2021, que dispõe sobre o processo eleitoral. A secretária da Comissão Apuradora, Mônica Miranda, o secretário de TI, Gilmar de Deus, e a coordenadora de sistemas, Desiree Ricco, explicaram os procedimentos aos presentes.
Procedimentos
Na ocasião, foram realizados os seguintes procedimentos:
I- processamento das alterações de situação e de dados das candidatas, dos candidatos e dos respectivos partidos (ARC), relativamente às eleições para governador, vice-governador, senador, deputados federais e estaduais; e
II- emissão do Relatório Zerésima com a finalidade de comprovar a inexistência de votos computados no sistema, que foi assinado pelas autoridades presentes e integrará a ata geral da eleição.
As ações foram realizadas pelos regionais eleitorais para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputados federais e estaduais em cada estado e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para presidente e vice-presidente da República.
O Relatório Zerésima foi assinado pelas autoridades presentes e compōe as atas gerais das eleições.
Texto: Melissa Medroni
Revisão: Carla Tortato
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube