Mais de 200 indígenas receberam treinamento para usar urna eletrônica em Nova Laranjeiras (PR)
45ª Zona Eleitoral de Laranjeiras do Sul levou equipamentos para a Terra Indígena de Rio das Cobras, a maior reserva do estado
Na véspera das eleições, a 45ª Zona Eleitoral de Laranjeiras do Sul promoveu um treinamento com urnas eletrônicas na Terra Indígena de Rio das Cobras em Nova Laranjeiras, a maior reserva do estado, localizada no Centro-Sul paranaense. Mais de 200 pessoas das etnias Guarani Mbya e Kaingang participaram da ação.
O treinamento da 45ª ZE foi ministrado pelos técnicos de eleição João Henrique Tonkiel Padilha e Alan Roberto Guedes. O objetivo foi apresentar as urnas para os indígenas para, no dia da eleição, diminuir possíveis dificuldades na hora de votar. Nas onze aldeias da reserva, entre os 1.335 habitantes, há muitas pessoas idosas e que não foram alfabetizadas em português. O local onde votam é o Colégio Estadual Rio das Cobras.
As aldeias têm sistema de som próprio, no centro, para comunicação. Por meio dele, foi feito um chamamento dos indígenas para o treinamento da Justiça Eleitoral. Segundo a equipe da 45ª ZE, os participantes pareceram gostar da iniciativa e se mostraram muito interessados.
A decisão de realizar o treinamento aconteceu após reunião da juíza eleitoral da 45ª ZE, doutora Daniana Schneider, e do promotor eleitoral, doutor Philipe Salomão Marinho de Araújo, com o cacique Ângelo Rufino. Na ocasião, foram abordadas as peculiaridades e as necessidades para garantir o exercício do voto do eleitorado indígena da região.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Divulgação/ 45ª ZE
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube