Mídia nacional repercute checagens do TRE-PR no Gralha Confere
Equipe de jornalismo da Justiça Eleitoral do Paraná esteve de plantão nas eleições desmentindo as fake news
As checagens do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sobre conteúdos suspeitos publicadas no Gralha Confere tiveram repercussão nacional no primeiro turno das eleições.
Confira alguns veículos de imprensa que divulgaram as informações da Justiça Eleitoral do Paraná nos últimos dias:
Reuters
Estado de S. Paulo
Uol
Projeto Comprova
G1
Boatos.org
AosFatos
Fato ou Boato
Fato ou Boato
Fato ou Boato
CBN Curitiba
O Popular
Folha de Londrina
SBT
Alcance
O site do Gralha Confere teve 7.377 visitantes únicos somente no final de semana das eleições. Nos dois dias (sábado e domingo), registrou 8.542 exibições de páginas.
Em todo o mês de setembro, o portal Gralha Confere teve 12.411 visitantes e 17.336 exibições em páginas. Desde janeiro deste ano, já foram desmentidos e/ou explicados 33 conteúdos.
Atendimentos
A solicitação de checagens chegam por meio do Multicanal no WhatsApp (41) 3330-8500. A maior procura aconteceu na semana anterior ao primeiro turno e nos dias seguintes à divulgação dos resultados.
De 26 de setembro a 06 de outubro, foram trocadas 742 mensagens entre a equipe do Gralha Confere e eleitoras e eleitores com dúvidas sobre boatos que circularam nas redes socais e em aplicativos de mensagem.
Atuação em rede
A iniciativa conta com 60 parceiros de órgãos públicos, instituições acadêmicas, entidades civis e veículos de imprensa, que replicam as informações verificadas em seus canais oficiais.
Durante o período eleitoral, os parceiros fixaram o banner do Gralha Confere em suas páginas iniciais, direcionando usuárias e usuários para o serviço de combate à desinformação do TRE-PR.
Acesse o Gralha Confere
Segundo turno
As checagens pelo Multicanal no WhatsApp (41) 3330-8500 também serão atendidas durante o segundo turno (30 de outubro). O horário de atendimento será:
Dia 29/10/2022: das 8h às 13h
Dia 30/10/2022: das 9h às 17h
Sobre o projeto
A Central de Combate à Desinformação Gralha Confere é um projeto da Justiça Eleitoral do Paraná, criado pela Portaria Nº 153/2022.
O projeto tem o objetivo de desmentir informações parcial ou totalmente inverídicas sobre o processo eleitoral, a segurança do voto e a atuação do TRE-PR.
Texto: Caio Vinicius Silva
Revisão: Melissa Medroni
Arte: Elivelton Martins
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube