TRE-PR participa de reunião com o Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná
Encontro, ocorrido nesta quinta-feira (20), fez um balanço do primeiro turno das eleições e tratou sobre violência política e eleitoral
Nesta quinta-feira (20), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, participou de uma reunião com o Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná (COPED). Na ocasião, foi feito um balanço do primeiro turno da eleição deste ano.
O Conselho reconheceu o trabalho que o TRE-PR vem realizando e ressaltou a importância de mantê-lo para o segundo turno e, sobretudo, para as próximas eleições. Também foram feitas algumas orientações para enfrentamento à violência política e eleitoral.
A Justiça Eleitoral do Paraná acatou as sugestões do COPED e, por sua vez, propôs uma parceria em relação às atividades realizadas. Na ocasião, o presidente Coimbra de Moura também apresentou o projeto Cidadania Plena, que visa garantir o exercício do voto a todas as pessoas
Presenças
Pelo TRE-PR, participaram o presidente, desembargador Coimbra de Moura; o diretor-geral, doutor Valcir Mombach; o secretário da Presidência, doutor Josmar Ambrus; bem como servidoras e servidores. Estiveram presentes pela COPED: a presidente, Bruna Ravena; e os conselheiros João Paulo Reis e Marcel Jeronymo.
Além de representantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Thaís Diniz; da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), Luiz Pujol; da organização Terra de Direitos, Dayse Ribeiro; e da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (SEJUF), Maria Eduarda Fonseca e Gustavo Lira.
Relatório sobre violência
Está disponível a segunda edição do estudo sobre Violência Política e Eleitoral no Brasil, que analisa casos contra agentes políticos eleitos, candidatas e candidatos e dirigentes partidários. A pesquisa, produzida pela organização Terra de Direitos e Justiça Global, registrou 523 casos entre 2 de setembro de 2020 a 2 de outubro de 2022.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube