TRE-PR realiza 4.936 atendimentos pelo Disque-eleitor no final de semana de eleição
Uma equipe de 65 pessoas mobilizou-se para atender as ligações no domingo (02/10)

O Disque-eleitor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) atendeu 4.936 pessoas no final de semana do primeiro turno da eleição. Pelo número 0800 640 8400, o eleitorado pôde esclarecer dúvidas que foram respondidas por uma equipe de 65 atendentes no domingo (02) e 35 no sábado (01).
De acordo com a chefe da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Curitiba, Izabel Leuch, a principal demanda foi sobre consulta ao local de votação. Segundo ela, muitas eleitoras e eleitores ressaltaram a rapidez, a cortesia e a eficiência da equipe. “É importante recebermos esses elogios e saber que prestamos um bom serviço”, disse.
Izabel destacou também que nesta eleição, em relação à anterior, em Curitiba - que é onde concentra-se a maior parte do eleitorado - as pessoas tiveram menos dúvidas sobre o local de votação. “Provavelmente, isso ocorreu devido à divulgação massiva das diversas formas de consulta, pelo e-Título e pela internet.”
Encaminhamentos
Em torno de 99% dos casos foram resolvidos pela equipe da Central de Atendimento. Houve poucas exceções, que foram encaminhadas para as zonas eleitorais. Foram casos em que eram necessárias informações que os atendentes não obtinham, como:
- Dúvidas de mesárias e mesários sobre o local de trabalho ou que diziam não ter recebido o PIX;
- Dúvidas do eleitorado sobre a suspensão de direitos políticos não constantes no Sistema ELO.
Atendimento on-line
Além do serviço telefônico, o eleitorado paranaense pode tirar dúvidas pelo WhatsApp, via Multicanal, no número (41) 3330-8500. Exclusivamente no final de semana de eleição, a equipe ficou de plantão no sábado das 8h às 17h e no domingo das 7h às 17h. O horário regular é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Pelo Multicanal, foram atendidas 1.074 solicitações, das quais 564 (52,51%) foram transferidas para as zonas eleitorais de todo o estado. Na segunda-feira, após o primeiro turno, chegaram cerca de 1.500 demandas, a maioria de pessoas que atuaram como mesárias e de eleitores que não votaram e gostariam de justificar a ausência às urnas.
Esforço coletivo
Os atendimentos foram realizados por servidoras, servidores, pessoas terceirizadas e estagiárias(os) do TRE-PR. A maioria da equipe já tinha experiência de atuação no Disque-eleitor em eleições anteriores. “Todos saíram com a sensação de dever cumprido porque conseguiram dar conta de todas as demandas”, comentou Izabel.
A experiência, segundo Izabel, também ajudou no melhor planejamento da equipe, que já sabia os dias que precisavam de mais pessoas para atender as demandas do eleitorado, conforme a necessidade.
Segundo turno
Tanto o Disque-eleitor, quanto o Multicanal (41 3330-8500) estarão disponíveis para o segundo turno das eleições, que acontece no dia 30 de outubro.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Lumi Yoshino
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

