Cerimônia de sorteio e escolha de urnas auditadas é neste sábado (01)
Evento aberto ao público acontece no auditório do TRE-PR e vai definir 35 equipamentos que participarão de duas modalidades de auditoria no dia das eleições
Neste sábado (01), a Comissão da Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza a cerimônia de sorteio e escolha pelas entidades fiscalizadoras das urnas eletrônicas que passarão pelo Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas.
O evento, aberto ao público, acontece às 9h, no auditório do edifício-sede (Rua João Parolin, 224, Curitiba/PR) com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Transporte
No mesmo dia, as urnas sorteadas e escolhidas para o Teste de Integridade serão retiradas das seções eleitorais, onde já se encontrarão prontas para a eleição, e substituídas por outras com as mesmas informações. A votação nestes locais acontecerá normalmente.
Equipes do TRE-PR estarão a postos em cidades polo do estado para recolher por via terrestre os equipamentos que serão auditados. Conforme a necessidade, será usado deslocamento aéreo. Duas aeronaves da Receita Federal e uma da Polícia Rodoviária Federal foram disponibilizadas à Justiça Eleitoral.
Ao chegarem a Curitiba, as urnas ficarão sob a guarda da Polícia Federal no edifício-sede do TRE-PR até o início do Teste de Integridade, no domingo, às 8h. O ambiente será totalmente filmado e transmitido pelo Canal do TRE-PR no YouTube, desde a chegada das urnas, no sábado, até o encerramento da auditoria, no domingo, às 17h.
Auditorias
Duas auditorias acontecem neste domingo, 2 de outubro: 27 urnas terão a captação e contagem de votos verificados no Teste de Integridade, das 8h às 17h; e oito passarão pelo Teste de Autenticidade do Sistema, na própria seção eleitoral, antes do início da votação.
O Teste de Autenticidade verifica se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Teste de Integridade com 25 urnas eletrônicas será realizado no edifício-sede do TRE-PR por servidoras e servidores do Poder Judiciário e Ministério Público. Outras duas urnas eletrônicas passarão pelo mesmo teste na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), dentro do Projeto-Piloto com Biometria.
As eleitoras e eleitores das seções auditadas na PUCPR serão convidados, depois de votar, a desbloquear com a sua biometria uma urna eletrônica idêntica à da sua seção de origem, posicionada em outra sala. Votos lançados em cédulas de papel serão digitados por servidoras e servidores na urna liberada.
Ao final do Teste de Integridade, é feita uma comparação entre o que foi computado e o que foi digitado na urna. O Teste de Integridade acontece desde 2002. Em 2022, 641 urnas serão testadas em todo o Brasil.
Texto: Melissa Medroni
Revisão: Carla Tortato
Foto: Arquivo/TRE-PR
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube