EJE-PR inscreve projeto “Por dentro da Justiça Eleitoral” em concurso do TSE
Premiação busca reconhecer projetos que contribuíram com a formação cidadã e geração de conhecimento sobre Direito Eleitoral

A Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) está concorrendo com o projeto “Por dentro da Justiça Eleitoral” no II Concurso de Boas Práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (2022).
O projeto é realizado em duas modalidades. Na primeira os participantes são recebidos na Escola da Cidadania Política no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Já na segunda, a Escola Judiciária vai até espaços como associação de moradores, sociedades beneficentes e outras instituições.
O que determina o tipo de modalidade, são as condições estruturais, condições físicas, número de participantes, horários, distância, entre outros fatores. Exemplos disto são os casos de: pessoas com deficiência, que acabam muitas vezes tendo maior dificuldade no deslocamento, ou ainda, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducacionais, que não podem sair da instituição, ou estudantes da educação de jovens e adultos que trabalham durante o dia e têm aula no período noturno. É justamente este atendimento às peculiaridades e necessidades de cada público é que garantem o caráter de inclusão do projeto.
Dentre as atividades estão a explicação sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral, um jogo de tabuleiro sobre as Eleições e uma votação simulada. Até setembro de 2022, o projeto contou com mais de 5.100 participantes, entre crianças, adolescentes e adultos.
Concurso
Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do TSE, o objetivo do concurso é reconhecer e disseminar as boas práticas das EJEs, que estão contribuindo com a formação cidadã e de quadros de magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral.
Uma comissão julgadora fará avaliação e serão premiadas as três melhores práticas identificadas em cada uma das três categorias estabelecidas. São elas: Fortalecimento da Cidadania Democrática, Aprimoramento das Práticas Eleitorais e Capacitação.
As ações e projetos devem corresponder, necessariamente, a práticas já adotadas pela Escola.
Com informações da EJE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

