Escola Judiciária Eleitoral do Paraná realiza ação no Cense Joana Miguel Richa
Visita aconteceu na quinta-feira (22)
Na última quinta-feira (22), a equipe da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) visitou o Centro de Socioeducação (Cense) Joana Miguel Richa de Curitiba para apresentar o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral.
O Cense Joana Richa é uma das unidades de atendimento que executam as medidas socioeducativas privativas de liberdade que integram a rede de atenção a adolescentes em conflito com a lei do Estado do Paraná, e atende jovens do sexo feminino, com idade entre 12 e 21 anos incompletos.
O Projeto "Por dentro da Justiça Eleitoral" foi inserido no rol de atividades desenvolvidas na instituição. Após excepcional recepção pela equipe local, a servidora Daniele Artigas e os colaboradores Jacson Lucas Simões e Nataly Oaska da Seção de Gestão de Programas Institucionais (SGPI) promoveram exposição teórica sobre valores essenciais, como democracia e cidadania, processo eleitoral e segurança do sistema eletrônico de votação. Na sequência, as adolescentes participaram de uma votação simulada em urnas eletrônicas e tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o processo de votação.
Especificamente neste local, o trabalho teve um grande diferencial, uma vez que a própria unidade já estava trabalhando o tema com as internas, pois havia uma bela exposição de trabalhos e cartazes manuais no mural. A palestra realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) selou um trabalho que já vinha sendo realizado.
Essa iniciativa demonstrou interesse da unidade em criar parceria com o TRE-PR a fim de ampliar o repertório de conhecimentos de suas internas. Por sua vez, o TRE também aceitou muito bem essa parceria, ao mesmo tempo em que também tem realizado essa atividade em outros locais que promovem trabalhos de inclusão, por meio de sua Escola Judiciária, com o intuito de se aproximar ainda mais da comunidade.
Texto: Seção de Gestão de Programas Institucionais (SGPI)
Foto: Divulgação
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube