Paraná registra quase 1.200 denúncias pelo aplicativo Pardal
Município com o maior número de denúncias é Curitiba, com 276 ocorrências
O Paraná registrou até o momento 1.193 denúncias de ilícitos eleitorais pelo aplicativo Pardal.
O município com o maior número de denúncias é Curitiba, com 276 ocorrências. A seguir, está Ponta Grossa, com 87; Londrina, com 71; São José dos Pinhais, com 69; e Guarapuava, com 55, segundo relatório extraído no início da tarde desta sexta-feira (23). Em 2018, nas últimas eleições gerais, o estado recebeu 1.970 denúncias.
“Em locais com disputas políticas intensas e mais propaganda eleitoral o número de denúncias costuma ser maior”, explica o juiz membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Dr. Thiago Paiva dos Santos.
Todas as estatísticas podem ser acessadas no site do Pardal.
Até o momento, as denúncias no Paraná referem-se à propaganda. Dr. Thiago, lembra, no entanto, que é possível enviar qualquer tipo de irregularidade eleitoral, como compra de votos e outros crimes.
“Os eleitores com um celular na mão têm uma arma poderosa para comunicar irregularidades durante e depois das eleições”, explica. Ele lembra que a Justiça Eleitoral, ao receber a demanda, encaminha ao juiz responsável pela zona eleitoral e ao Ministério Público”.
Pelo aplicativo ou pela página do serviço na internet, é possível, com o número do protocolo, acompanhar a denúncia enviada.
Em todo o Brasil, foram mais de 16 mil denúncias. O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Confira o que pode e o que não pode na propaganda eleitoral
Texto: Melissa Medroni
Revisão: Carla Tortato
Arte: Marilda Etsuko Yoshida
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube