Projeto Voto Acessível faz visita a instituições de pessoas com deficiência física e visual
A Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) e o Instituto Paranaense de Cegos (IPC) receberam capacitação sobre o processo eleitoral
O Projeto Voto Acessível do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou visita à Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) e ao Instituto Paranaense de Cegos (IPC). Os encontros apresentaram o processo eleitoral e as estruturas de acessibilidade para o dia da Eleição, além de distribuírem ‘colinhas’ e cartilhas.
A Comissão Permanente de Acessibilidade e a Seção de Gestão da Sustentabilidade, Acessibilidade e Responsabilidade Social estiveram presentes. Durante as visitas, pessoas que fazem parte das instituições puderam fazer uma simulação do voto com candidaturas fictícias.
Foi apresentada a urna modelo 2020, que conta com teclas em braile e fones de ouvido, que permitem ao eleitorado com deficiência escutar em áudio em qual candidata ou candidato está votando.
Cidadania efetiva
O projeto é uma parceria da Secretaria de Planejamento e Logística de Eleições e Inovação (SECPLEI) com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão. O objetivo é informar e capacitar o eleitorado, promovendo acessibilidade, inclusão e responsabilidade social.
Presenças
Estiveram presentes as servidoras e servidor da Justiça Eleitoral do Paraná: Wesley Neves Salmazo, Sandra Nascimento Ferreira, Cláudia Valéria Bevilacqua Gonçalves, Cláudia Afânio, Isabel de Loyola e Silva Guernieri, Rosicleia Augustin Pereira e Michele Martins Burda Castilho Simioni.
Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Divulgação
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube