Curitibana ganha a terceira colocação no I Concurso de Redação da Justiça Eleitoral
O Concurso tem como objetivo desenvolver projetos em prol da educação sobre a cidadania política e aproximar as pessoas jovens e com mais de 60 anos da Justiça Eleitoral
O resultado do I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral foi divulgado e Almeriane Maria Weffort Santos, de Curitiba (PR), ganhou a terceira colocação na Categoria Idosos com o tema “O voto, a democracia e a minha trajetória”.O Concurso foi executado pela Comissão Organizadora do Concurso Portaria 333/2022 TSE e teve como base o tema cidadania.
O objetivo era desenvolver projetos e ações em prol da promoção da educação para a cidadania política, com a finalidade de aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade, em especial das populações jovens e a partir de 60 anos. O tema da Categoria Jovens foi “Meu voto, a democracia, o futuro do Brasil”, que deveria ser desenvolvida na forma de dissertação. Foram 987 inscrições no ambiente virtual de aprendizagem. Desse total, 545 adolescentes submeteram suas redações ao Concurso.
A Categoria Idosos teve como tema “O voto, a democracia e a minha trajetória”, a ser realizado no formato de memórias. Esta categoria recebeu 48 inscrições no ambiente virtual de aprendizagem. Desse total, 21 pessoas submeteram suas redações ao Concurso.
Resultado final
Na classe destinada aos idosos, os textos vencedores foram, respectivamente na primeira, segunda e terceira colocações: Gregorio Augusto dos Santos Filho, de Santo Antônio do Descoberto (GO); Maria Ede Catani Antunes, de São Vicente (SP); e Almeriane Maria Weffort Santos, de Curitiba (PR).
As dissertações vencedoras atribuídas aos jovens foram escritas por Geovana Rodrigues Almeida, de Posse (GO); Brenda Basso, de Guabiju (RS); e Samua M. Holanda, de Acopiara (CE), nessa ordem.
Confira o resultado definitivo no I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral.
Sobre o Concurso
O I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral foi realizado nos meses entre julho e dezembro de 2022, promovido pela Corte Eleitoral por meio das Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Grupo de Trabalho “90 anos da Justiça Eleitoral” (GT 90 Anos JE). A iniciativa busca debater a importância da participação livre, efetiva e consciente dos jovens e idosos no processo eleitoral, motivando-os ao exercício do voto e ao engajamento nas eleições. Além disso, é a oportunidade desse público expressar, por meio da escrita, reflexões sobre as ações desenvolvidas pela Justiça Eleitoral.
Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Divulgação
Tratamento de imagem: Elivelton Martins
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube