Inovação é tema de capacitação para servidores do TRE-PR
Facilitadora especializada em gestão pública, Maila de Andrade apresentou ferramentas e práticas de inovação para equipes do Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação
“Metodologias, ferramentas e práticas de inovação no setor público” foi o tema da capacitação realizada nos dias 10 e 11 de abril para 27 servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores da Secretaria de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação (SECPLEI).
O curso, com duração de 20 horas-aula, aconteceu na sala de treinamento do Fórum Eleitoral de Curitiba por meio de atividades teóricas e práticas com foco no planejamento das eleições. O conteúdo abrangeu conceito e aplicabilidade da inovação no setor público, criação de projetos, comunicação interna e externa, facilitação e ferramentas de gestão.
As dinâmicas foram conduzidas, a convite do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LIODS), por Maila Andrade de Souza, facilitadora de grupos e projetos, especialista em Administração Pública (FGV), pós-graduanda em Gestão de Projetos e Processos e em Gestão Estratégica.
LIODS
Segundo a secretária de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação, Solange Maria Vieira, a iniciativa é muito importante. “A partir do momento em que as pessoas entenderem como funciona o Laboratório de Inovação, o Tribunal terá um grande ganho”, disse.
A secretária afirmou que cursos como esse devem ser realizados para as demais servidoras e os servidores do TRE-PR. “Durante esse ano, a nossa intenção é fazer mais ações de capacitação, levando as ferramentas de inovação e gestão também para outras áreas”, disse.
Ferramentas ágeis
“Estamos olhando para várias coisas, testando e misturando teoria e prática. Estamos fazendo e aprendendo ao mesmo tempo para que as ferramentas ágeis sejam aplicáveis no dia a dia dos processos e projetos do Tribunal”, explicou a facilitadora, que pode ser encontrada no Instagram como @mailaandrade.
Segundo Maila, o conceito de inovação muitas vezes consiste em simplificar, tornar algo mais rápido e eficiente, utilizando melhor os recursos. “Toda vez que eu simplifico ou facilito algo, mudo meu jeito de pensar ou de fazer, estou inovando”, ressaltou a palestrante.
Para Olívio Tullio Neto, chefe do gabinete da Secretaria de Planejamento, as dinâmicas abordaram diferentes formas de tratar um problema e encontrar soluções. “Foram apresentadas ferramentas novas que podem ser adaptadas para a nossa realidade e, se aplicadas de forma correta, facilitar bastante o trabalho”, finalizou Olívio.
Texto: Luís Schuh Bocatios
Revisão: Rogério Carlos Born e Carla Tortato
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud,TikTok eLinkedIn
Curta nossa página oficial noFacebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal noYouTube