655 vereadores mirins são diplomados no Projeto Parlamento Jovem
Cerimônia aconteceu de forma on-line para 67 escolas participantes e de forma presencial para outras 21 instituições
Na sexta-feira (25), foram diplomados 655 vereadoras e vereadores mirins eleitos pelo Projeto Parlamento Jovem, que, na edição 2023, atingiu cerca de 43 mil estudantes de 88 escolas em todo o Paraná.
A cerimônia de diplomação aconteceu de forma on-line para 67 das escolas participantes e contou com a presença de representantes das Câmaras Municipais, da equipe da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), de representantes dos Núcleos de Educação, de professoras e professores, familiares, estudantes, servidoras e servidores dos Cartórios e de juízas e juízes eleitorais.
A diplomação foi realizada pelo diretor-executivo da EJE-PR, Dr. Thiago Paiva dos Santos, que ressaltou a importância da Justiça Eleitoral para o desenvolvimento político e social do país e da aprendizagem política e cidadã promovida pelos projetos da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná.
Após essa etapa do Projeto, que consiste no processo eleitoral, as eleitas e os eleitos tomarão posse nas Câmaras Municipais. Durante o mandato, aprenderão sobre a função do vereador, o funcionamento do Poder Legislativo e elaboração de projetos de lei.
O Projeto Parlamento Jovem é desenvolvido pela EJE-PR, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, e conta com o envolvimento de servidoras e de servidores do Cartórios e de juízas e juízes eleitorais, que realizam as eleições em seus municípios.
O Dr. Sérgio Laurindo Filho, juiz da 148ª Zona Eleitoral de Toledo-PR, responsável pelo município de Tupãssi-PR, acompanhou a cerimônia juntamente com a equipe do cartório e parabenizou os participantes. "Vemos como muito importante o incentivo à participação da juventude na vida política, pois evidentemente são os jovens que construirão o futuro do país. A política é o meio pelo qual se constroem as relações que fomentam a evolução social. Desse modo, é indispensável que os jovens sejam conscientizados a esse respeito e se sintam realmente encorajados a fazer parte da gama social que tomará as decisões no futuro. Parabéns à Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, aos colégios, diretores, professores, alunos e todos os participantes deste projeto.", afirmou.
Também participaram da cerimônia o coordenador-executivo da EJE-PR, Jillian Roberto Servat, e a servidora Mary Natsue Ogawa, chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política.
Diplomação presencial
Vereadoras e vereadores mirins de outras 21 escolas foram diplomados no formato presencial, no próprio município, em cerimônia organizada pelos Cartórios Eleitorais, com a participação das juízas e dos juízes eleitorais e de outras autoridades locais.
Em São José dos Pinhais, a diplomação aconteceu juntamente com a posse, em cerimônia pública no plenário da Câmara municipal, presidida pelo vice-prefeito, professor Assis Manoel Pereira, com participação do presidente da Câmara Municipal, Allax Siqueira, demais vereadores, professores, estudantes de todas as escolas envolvidas e seus familiares. A servidora Alessandra Cristiane Toledo Zulai representou o Cartório da 199ª Zona Eleitoral de São José dos Pinhais e a servidora Daniele Artigas representou a EJE-PR.
Texto: Assistência de Jornalismo com informações da Escola Judiciária
Foto: Divulgação
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 28/08/2023 - 13:38
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube