Enastic é encerrado com palestras sobre tecnologia, governança e acessibilidade
Evento, realizado no TRE-PR, reuniu os principais nomes de Tecnologia da Informação, Inovação e Sustentabilidade de todo o país
O 1° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da Justiça Eleitoral foi encerrado, nesta quarta-feira (23), com palestras e workshops sobre tecnologia, governança e acessibilidade. O evento, realizado no auditório do edifício-sede, reuniu os principais nomes da Tecnologia da Informação, Inovação e Sustentabilidade de todo o país.
Ao longo dos três dias de evento, foram mais de 20 painéis e palestras, além de cinco workshops, que ocorreram paralelamente à programação no auditório. As pessoas interessadas também puderam visitar os 16 stands de patrocinadores do Enastic, que foram montados no hall de entrada do TRE-PR.
Painéis
O último dia de Enastic teve início com a palestra “Keynote: Lições Inovadoras”, ministrada por Viviane Mosé, mestre e doutora em Filosofia. Em seguida, o gerente de Vendas B2B - Ligga, Paulo Lobo, apresentou sobre “Cidades Inteligentes e a importância dos dados”.
O gestor de Segurança Cibernética do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Eduardo Miranda Zottmann, e o assessor na Assessoria de Inteligência Artificial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Rodrigo Almeida de Carvalho, apresentaram o painel “Segurança Cibernética na Justiça Eleitoral”.
Ainda pela manhã, após o intervalo, foi realizada a palestra “Governança de Contratações no Judiciário e a Nova Lei de Licitações (14.133/2021)”, conduzida pelo secretário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), George Maciel.
À tarde, a programação seguiu com o “CIO Talk: Desafios de Tecnologia para 2024 e além na Justiça Eleitoral”, com convidados de regionais eleitorais de Rondônia, da Paraíba, do Tocantins, de Roraima, do Amapá e do Rio Grande do Norte, e com o “Programa de Transformação Digital da Justiça”, apresentado por Celio Castro Wermelinger, coordenador de Modernização do TSE. Na sequência, aconteceu o encerramento oficial do evento.
Workshops
No período da tarde, simultaneamente à programação das palestras no auditório, aconteceram três workshops.
O primeiro, realizado no Laboratório de Inovação, com o tema “Compensação de Carbono”, foi ministrado pela bióloga Talía Bonfante. Concomitantemente, aconteceu o workshop “Sentindo na Pele”, apresentado pelos membros da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PR. Na sequência, a jornalista e analista judiciária do Tribunal, Melissa Medroni, abordou a “Linguagem Simples na Justiça Eleitoral”.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assistência de Audiovisual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 23/08/2023 - 17:36
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube