Histórias e filhos, servidores contam sobre a paternidade
Neste domingo (13), comemora-se o Dia dos Pais e o TRE-PR parabeniza todas as figuras paternas pela data
Frederico e a esposa, Antonela, são amigos desde a infância. O pai dela trabalhava com a mãe dele, o que fez com que os dois sempre fossem muito próximos. Isto até os 10 anos de idade, quando por circunstâncias da vida, se afastaram. Anos depois, o casal se reencontrou com a vontade de ter uma grande família.
Então veio a Alana. Depois o Rafael, e por último o Benício. A mais velha está com 14 anos e os meninos com 8 e 6 anos, respectivamente. Frederico conta que todo dia é uma aventura e que com três filhos, viajar e andar de carro são os momentos preferidos da família.
Mas e a aventura mais marcante? Esta foi fácil para ele responder. A viagem para São Paulo. Foi a primeira vez que todos os integrantes da família viajaram juntos de avião e primeira vez das crianças na aeronave. Os passeios de metrô, de trem e a visita ao Museu Catavento tornaram o momento marcante para todos. Ao ponto de ser um destino que toda a criançada e o casal tem vontade de voltar.
Frederico conta que a melhor parte de ser pai é: “ter a chance de dar o seu melhor, ensinando outra pessoa a ser o melhor dela”. Para ele, o sucesso de um pai está no sucesso do seu filho e que o seu papel é ser o exemplo. “Ser pai é uma missão. Transmitir o que você tem de melhor para qualquer pessoa, ou filho, é o legado que você deixa no mundo”, afirma.
Frederico Rafael Martins de Almeida é chefe da 171ª Zona Eleitoral, em Almirante Tamandaré.
José está há 41 anos casado com Roselis. A esposa já tinha dois filhos quando se apaixonaram. Samantha de 6 anos e Rhenner de 5 anos. Roselis era casada com um sargento, mas após seu falecimento, ela veio para Curitiba com as duas crianças, e por coincidência, foi morar no mesmo bairro que José.
Os dois pegavam o mesmo ônibus para ir ao trabalho. Foi assim que se conheceram. Um dia José guardava o lugar para ela, outro dia Roselis guardava lugar para ele. Eles se casaram em 1981 e José adotou para si Samantha e Rhenner.
“Trato-os como filhos e eles me tratam como pai”, expõe. A relação é muito boa e José conta sempre ter tido vontade de ter uma família. Com 21 anos de idade ele se casou, mas trabalhava desde os 12 anos, criando sua própria independência logo cedo e toda a responsabilidade que aprendeu foi passada para as crianças.
Além disso, a religião e o respeito sempre foram os pontos principais da educação. “Eu e a Roselis sempre demos muita respaldo na parte do ensino, escolar e em casa. Sempre tinha horário de brincar, ver televisão. Agora eu não sei se a Samantha faz isso com os filhos dela, mas eu ensinei ela dessa forma”, conta aos risos.
Atualmente, Rhenner está com 48 anos e Samantha com 49 anos. Ela tem dois filhos, João e Ana, com 15 e 10 anos, respectivamente. José afirma que a relação com os netos também é bastante boa e o fato da filha trabalhar na 145ª Zona Eleitoral é muito legal, já que foi o primeiro setor em que José começou a trabalhar no Tribunal.
Para ele, a maior dica para a paternidade é a compreensão. Compreender a vida, tanto a parte material, como a parte espiritual, que para si é a mais importante. “Os filhos são o respaldo para a gente retornar”, afirma.
José Francisco Morotti é aposentado e trabalhou por 30 anos no TRE-PR.
Neste domingo (13), é comemorado o Dia dos Pais e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) parabeniza todas as figuras paternas pelo seu dia.
O Dia dos Pais teve origem, oficialmente, nos Estados Unidos, quando Sonora Louise Smart Dood, filha do ex-combatente William Jackson Smart, teve o desejo de homenageá-lo. O pai da garota era um agricultor e veterano de guerra que criou seus seis filhos sozinho, entre eles um recém-nascido.
Em 1910, a garota contou com a ajuda de entidades de jovens cristãos e enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, pedindo ajuda para que a data se tornasse oficial. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho do mesmo ano, data do aniversário de William Jackson.
No Brasil, a ideia surgiu em 1953, pelo publicitário Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre do ano e homenagear as figuras paternas.
O Globo divulgou o “Dia do Papai” na capa de 15 de agosto de 1953. A comemoração teve grande repercussão no Brasil e o Dia dos Pais foi oficializado no segundo domingo de agosto.
Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Arquivo pessoal
Tratamento de imagem: João M. R. Santana
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube