TikTok do TRE-PR cresce mesmo em ano não-eleitoral
Entre janeiro e julho de 2023 os vídeos acumularam 1.853.845 visualizações
O TikTok do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) atualmente conta com 86.4 mil seguidores e 3.2 milhões de curtidas. De janeiro a julho deste ano os vídeos acumularam 1.853.845 visualizações. Na plataforma, a conta é um dos maiores sucessos entre os órgãos públicos.
Mesmo em ano não-eleitoral, o TikTok do TRE-PR teve aumento de 1.783 seguidores, entre fevereiro e julho. No mesmo período, a equipe da Seção de Redes Sociais (SRS) respondeu 4.186 comentários, dialogando com o público e atendendo às dúvidas de eleitoras e eleitores na plataforma.
Para Rubiane Kreuz, coordenadora de Comunicação, tudo conspira contra a inovação no Poder Judiciário, mas com responsabilidade e coragem a comunicação pública se aproxima cada dia mais do cidadão.
De acordo com o chefe da SRS, Vilmar Chequeleiro, o objetivo da conta é democratizar a informação ao levar notícias úteis de forma descontraída e, assim, alcançar o maior número de pessoas. "As plataformas são facilitadoras deste processo, fazendo com que dados importantes sejam disponibilizados e cheguem com eficiência e rapidez aos que buscam informações sobre o que está acontecendo no mundo eleitoral", afirma.
A colaboradora do TRE-PR responsável pelos posts, Ana Luiza Thomazini, avalia o sucesso na plataforma: "mesmo em um ano sem eleições, os resultados obtidos pela criação de conteúdo digital no Tiktok do TRE-PR comprovam que nossas produções continuam sendo úteis ao eleitorado e nós seguimos dialogando com o público mais jovem presente na rede social.”
Case de estudo
A conta do TRE-PR no TikTok tornou-se objeto de estudo de um artigo científico, disponível no capítulo 9 da revista “Eleições 2022 no Paraná: A disputa na perspectiva midiática, do eleitorado e das instituições”. A publicação foi organizada por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Segundo o artigo, o TRE-PR está entre as instituições jurídicas que intensificaram a presença nas redes. Os posts contam com uma linguagem audiovisual bastante comum no TikTok e, portanto, compreensível para um público juvenil. A ideia é “divertir para informar”, com o propósito de conquistar o engajamento do usuário.
O estudo revela ainda que o uso de trends, dancinhas, lip syncs, emojis, filtros, transições, efeitos visuais, movimentos corporais e canções de sucesso, por exemplo, proporcionam o consumo indireto das informações. Outro destaque apresentado no artigo é a presença de jovens apresentadoras, que dialogam com o público de forma rápida e divertida e, dessa forma, se comunicam com entretenimento.
O título eleitoral, as urnas eletrônicas, as eleições, o combate à desinformação e a participação democrática são alguns dos temas frequentemente abordados. “A presença do TRE-PR no TikTok pode ser lida como um reconhecimento - e ratificação - de que as redes sociais são espaços onde se pode atuar politicamente”, afirma trecho do artigo.
Referência
O Tiktok do TRE-PR também foi destaque em uma matéria publicada no site do curso de Jornalismoda Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). No texto, foi abordado o crescimento da conta e os conteúdos produzidos pela equipe, com foco no combate à desinformação e outros temas relevantes para a Justiça Eleitoral.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Rogério Carlos Born e Rubiane Kreuz
Foto: Bernardo Gonzalez
Tratamento de imagem: Beatriz Grande
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
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