Chefe de Cartório detalha trabalho na 3ª Zona Eleitoral, uma das mais antigas do Paraná

Após decisão do STF em 2019, a 3ª ZE conta passou a contar com uma Vara Especializada Criminal, que julga crimes comuns relacionados à matéria eleitoral

Banner com fundo azul em que se lê: Uma Zona Eleitoral.Chefe de Cartório detalha trabalho na 3ª Zona Eleitoral, uma das mais antigas do Paraná

A 3ª Zona Eleitoral de Curitiba é uma das mais antigas do Paraná. Sua instalação ocorreu com a recriação da Justiça Eleitoral, em 14 de junho de 1945, após a publicação da Resolução nº 81. A abrangência territorial da 3ª ZE inclui alguns dos bairros mais populosos da capital, como Cajuru e Uberaba, além do Capão da Imbuia. São cerca de 141 mil eleitoras e eleitores, distribuídos em 35 locais de votação. 

Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que é da Justiça Eleitoral a competência para julgar crimes comuns relacionados à matéria eleitoral. Desde então, a 3ª ZE, assim como a 2ª ZE, ambas de Curitiba, contam com uma Vara Especializada Criminal, com a função de conhecer e julgar, em primeira instância, essas ações. 

Por conta disso, atualmente, a 3ª ZE é composta por dois grupos de trabalho, sob comando da juíza eleitoral, doutora Lydia Aparecida Martins, e do chefe do Cartório, Rafael Pereira de Menezes. A equipe do Cartório também conta com o servidor Helcio Angelo de Araujo; as servidoras requisitadas Carla Graciela Fiorani Celedon, Denise Balbinote, Karina Mitiko Gomes Iwano e Maria Isabel Gomes da Silva; o servidor requisitado Marcio Kucek; e a estagiária Lara Beatriz Ferreira de Freitas. 

A 3ª Zona Especializada, por sua vez, é formada pelas servidoras Camila de Cássia Muller, Neiva de Fatima Techy Stec, Priscilla Dyana do Lago Neves e Sandra Aparecida Boritza; pelos servidores Eduardo Machado Silva, José Sidney Paize Junior e Pedro Augustinho Buccio; pelas colaboradoras Amanda Peres e Isabela Del Secchi Putriche; e pelas estagiárias Renata Balsano Gonzalez e Renata Alissa Cartaxo.

Fotografia, em estilo selfie, de oito mulheres e três homens posando sorrindo. Algumas pessoas u...

De acordo com Rafael, a equipe é muito unida e a convivência é harmoniosa, o que faz com que o ambiente de trabalho se torne excelente. “Minha atuação passa pela supervisão das tarefas, pela tramitação dos processos de competência do Cartório Eleitoral e pelo atendimento de nossos clientes externos e internos, para que toda a comunidade dos bairros sob nossa jurisdição receba o melhor atendimento e tenha sempre acesso a seus direitos eleitorais e políticos”, explica. 

Uma atividade que sempre gera satisfação para a equipe da 3ª ZE é a convocação de mesárias e mesários. “Nas eleições anteriores tivemos uma adesão excelente da comunidade. Recebemos pessoas que se voluntariaram antes mesmo de completarem 18 anos”, afirma o chefe de Cartório. Segundo ele, alguns mesários atuam na função há várias décadas, inclusive um senhor com mais de 90 anos de idade.

Rafael define Curitiba como uma cidade excelente para viver, com boas condições ambientais e notáveis universidades, parques, museus, cinemas, estádios e teatros, que recebem desde shows internacionais até grandes partidas de futebol. “Sou de outro estado, mas esta capital me acolheu muito bem. É o local que escolhi para constituir minha família e criar meus filhos”, conclui. 

Conheça o município

A fundação oficial do município ocorreu em 29 de março de 1693 por influência do capitão-povoador Matheus Martins Leme. Ele promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila de Nossa Senhora da Luz do Pinhais, que, posteriormente, veio a se chamar Curitiba - palavra de origem Guarani (kur yt yba), cujo significado é “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”. Naquele período, as principais atividades econômicas da região eram a mineração e a agricultura de subsistência.

Nos dois séculos seguintes, entretanto, Curitiba virou ponto de passagem dos tropeiros, que conduziam gado com destino a Minas Gerais. O contato com esses trabalhadores deixou como legado vários costumes seguidos até hoje no município: por exemplo, o fogo de chão para assar carne e a fala escandida (sotaque “leitE quentE”). Mais tarde, vieram ainda para a cidade imigrantes europeus, asiáticos e africanos, bem como paulistas, gaúchos, mineiros e nordestinos, que também contribuíram para a construção da imagem atual da capital paranaense.

SERVIÇO
3ª Zona Eleitoral
Município que abrange: Curitiba
Juíza eleitoral: doutora Lydia Aparecida Martins
Chefe de Cartório: Rafael Pereira de Menezes
Horário de atendimento: das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira
Telefone: (41) 3330-8663 / 0800 640 8400
WhatsApp: (41) 3330-8663
E-mail: zona003@tre-pr.jus.br    
Endereço do Fórum Eleitoral: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho (Curitiba - PR)

Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Divulgação/3ª ZE
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 1°/12/2023 - 17:00

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido