Justiça Eleitoral inicia combate à desinformação para 2024
Reunião com representantes da Meta discutiu monitoramento de Inteligência Artificial
Nesta terça-feira (12), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, participou de uma reunião com representantes do Meta, conglomerado de tecnologia que gerencia o WhatsApp, o Facebook e o Instagram. A principal pauta da reunião foi o uso de ferramentas pelas plataformas digitais para o monitoramento de Inteligência Artificial (IA) durante as eleições.
Entre os pontos levantados, o ministro destacou que “o usuário deve saber se o conteúdo que está consumindo foi ou não manipulado”. O presidente do TSE ainda ressaltou a necessidade de conhecer quem compartilha o conteúdo para garantir a transparência.
A Meta reforçou, em nota, a colaboração com as autoridades e o compromisso com a Justiça Eleitoral. “Hoje, os potenciais riscos de IA que temos visto estão em grande medida cobertos por políticas existentes da Meta relacionadas, por exemplo, ao comportamento das pessoas que usam nossos aplicativos”.
Outros acordos
A Meta não é a primeira empresa a se reunir com o TSE para discutir o assunto. No dia 5 de dezembro, o ministro Alexandre de Moraes recebeu o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, para assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições.
O acordo tem como objetivo combater a desinformação e as fake news. Por meio do fluxo de comunicação direto entre os dois órgãos, as decisões judiciais que determinam o bloqueio de sites por disseminação de informações prejudiciais ao processo eleitoral serão feitas com mais agilidade e eficiência.
Texto: Assistência de Jornalismo, com informações do TSE
Foto: Divulgação/TSE
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 14/12/2023 - 15:11
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube