Ministro Edson Fachin destaca o Programa Cidadania Plena
Em seu discurso, por ocasião do recebimento da Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias, o vice-presidente do STF citou o Programa, que atendeu mais de 3,5 mil eleitores em 2023
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin, durante a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias, realizada nesta segunda-feira (18), exaltou o Programa Cidadania Plena, de iniciativa do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.
De acordo com o ministro Edson Fachin, o TRE-PR conta com experiências inovadoras e de sucesso. “De modo especial, um programa da gestão do desembargador Coimbra de Moura, que atende com cidadania plena hospitais e instituições de longa permanência beneficiando idosas, idosos, funcionárias e funcionários de lares beneficentes e abrigos. Com nosso aplauso, enfatizo que todos no espaço público temos o dever de desenvolver mecanismos institucionais na promoção da cidadania”, declarou.
Cidadania Plena
Criado em 2022, o programa visa facilitar o acesso das cidadãs e dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral. Neste ano, foram mais de 3,5 atendimentos realizados por meio de mutirões do Cidadania Plena. Nas Eleições Gerais de 2022, também foram instaladas seções eleitorais em hospitais e instituições de longa permanência, para que todas as pessoas pudessem votar e exercer o seu direito democrático.
Homenagem
A Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias é uma distinção honorífica, em grau de Comenda, entregue pelo TRE-PR com o propósito de incentivar o exercício da cidadania e a defesa da democracia. Instituída pela Resolução n° 468/2005, a honraria é destinada a pessoas e entidades que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Paraná.
O ministro Edson Fachin agradeceu a homenagem e a presença de todas as autoridades reunidas na ocasião. “Trata-se de um conclave que reúne mentes e coração das araucárias, que vão se espargindo para o Brasil todo. Eu mesmo aqui no bosque dos ministros já plantei uma e vigio para que ela cresça porque, como na vida, toda planta requer cuidado, água e carinho”, destacou.
A medalha é formada por oito pinhões transversais na cor dourada e contém, no centro, três pinheiros na cor verde. Trata-se de uma referência ao estado, uma vez que o tradicional pinheiro do Paraná (araucaria angustifolia) é um símbolo local, que representa as tradições e os vínculos dos paranaenses com a terra.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Divulgação/STF
Tratamento de Imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 19/12/2023 - 16:23
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube