Próximo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, TRE-PR realiza nova edição do “Sentindo na Pele”
A data tem como objetivo conscientizar sobre a importância da integração e da criação de oportunidades para as pessoas com deficiência

Na última sexta-feira (1º), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou a oficina “Sentindo na Pele”, no Fórum Eleitoral de Curitiba. A ação fez parte do Inovaday, evento integrante da programação de ações da Secretaria de Planejamento de Eleições e Inovação (SECPLEI) voltadas à preparação das Eleições 2024. Dessa forma, as servidoras e os servidores do interior puderam participar da sensibilização.
Segundo a chefe do cartório da 137ª Zona Eleitoral de Maringá, Elaine Berbete, a ação despertou novas emoções. “Esta dinâmica abriu horizontes para um novo entendimento sobre as diversas deficiências que todos nós enfrentamos, afinal todos temos nossas limitações. Precisamos amadurecer como seres humanos, respeitando nossas diferenças e essa experiência de ‘sentir na pele’ é crescimento para toda a vida”, destacou.
O projeto, organizado pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PR em parceria Seção de Gestão da Sustentabilidade, Acessibilidade e Responsabilidade Social, tem como objetivo permitir que as servidoras e os servidores vivenciem a experiência das pessoas com deficiência. Ao participar da oficina, os servidores são sensibilizados sobre a importância da empatia para incluir essas pessoas na sociedade ao dar-lhes igualdade de condições para exercer a cidadania.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Neste domingo (3), comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, para destacar a importância de compreender e lutar pela dignidade e pelo bem-estar das pessoas com deficiência.
Um dos objetivos apontados pela ONU para a campanha é a “união para salvar e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) para, com e pelas pessoas com deficiência”. Dessa forma, espera-se aumentar o engajamento da população em políticas e programas de redução de desigualdades e inclusão social. Essa necessidade fica evidente no caso do Brasil: as pessoas com deficiência representam 8,9% da população, mas apenas 0,81% do eleitorado.
Por conta disso, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) desenvolve ações de conscientização com as servidoras e os servidores, como o “Sentindo na Pele” e o Manual de Acessibilidade Digital, além de facilitar o acesso aos cartórios, fóruns e edifício-sede com pisos táteis e calçadas mais largas para facilitar a locomoção.
Texto: Assistência de Jornalismo
Fotos: Denis Damasceno Ramos
Tratamento de Imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 04/12/2023 - 17:13
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube