Paraná Eleitoral lidera o ranking das melhores revistas de Direito Eleitoral do Brasil
As revistas do TRE-PR e do TSE receberam a melhor classificação pela Capes dentre as publicações acadêmicas da área
A Paraná Eleitoral-revista brasileira de Ciência Política e Direito Eleitoral, em dezembro, após o reconhecimento do estrato Qualis B2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fundação vinculada ao Ministério da Educação, passou a liderar as melhores publicações de nível área de direito eleitoral em nível acadêmico do Brasil.
O periódico da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) divide a liderança com a revista Estudos Eleitorais, editada pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE-TSE).
O ranking alcança tanto às revistas publicadas pela Justiça Eleitoral, quanto às disponibilizadas pelas instituições de ensino superior e pelo mercado editorial.
O levantamento foi realizado pelo sistema Qualis, integrante da Plataforma Sucupira (Capes) pelo Instituto Vencedor de Ensino, Pesquisa e Treinamento, instituição paraense de pesquisa científica, registrado no Sistema PesqEle do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Editoria
A edição do periódico é apoiada pelos editores executivos, que atuam na submissão dos artigos científicos.
Segundo o professor Rogério Carlos Born, editor-chefe da revista entre 2016 e 2022, a qualidade da revista se deve ao nível internacional do Conselho Editorial, à atuação dos editores executivos e associados, à supremacia de doutores e mestres dentre articulistas, a qualidade da editoração e à regularidade da publicação da revista.
Para a professora Mary Natsue Ogawa, que sucede Born como chefe edição a partir de 2023, a meta será alcançar o estrato Qualis A, a inserção no sistema Open Journal Systems (OJS) e a ampliação de artigos publicados por edição.
Na área de Direito Eleitoral, a avaliação é realizada pelos professores Frederico Rafael Martins Almeida (TRE-PR, UniOpet), Luiz Gustavo de Andrade (UniCuritiba) e Roosevelt Arraes (UniCuritiba).
Em Ciência Política atuam os professores Doacir Gonçalves de Quadros (Uninter), Jefferson Carlos Carús Guedes (UNICEUB) e Tiago Alexandre Leme Barbosa (UFRGS).
Por fim, a disciplina de Geografia Política é integrada pela professora Marcia da Silva (UniCentro) e pelo servidor Daniel Galuch Junior (UEM/UFPR/TRE-PR)
Histórico
O projeto de qualificação do Paraná Eleitoral começou em 2012 com a iniciativa do ex-editor-chefe, Fernando José dos Santos, juntamente com o professor Adriano Nervo Codato, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dessa parceria, surgiu a terceira geração do periódico que envolveu a ciência política ao direito eleitoral e uma equipe que alcançou a Qualis B4.
Fernando José dos Santos, editor-chefe da revista por 19 anos, atuando em duas gerações da Paraná Eleitoral, ostentando hoje o título de editor honorário do periódico. Foi o responsável pelo projeto e pela formação da equipe de professores e juristas que trabalharam na busca da primeira qualificação da revista entre 2012 e 2016.
“A busca de um selo Qualis (uma boa nota no ranking), representou à revista Paraná Eleitoral vários avanços para além da excelência em Qualidade que o próprio nome Qualis sugere”, ressalta Santos
Para Santos, o primeiro avanço foi “a integração de áreas distintas como a Ciência Política e o Direito Eleitoral debatidas num mesmo periódico, nos idos de 2012, foi uma inovação”. O segundo foi “o relacionamento institucional entre a Universidade e Poder Judiciário e, o estabelecimento de independência em sua linha editorial eram grandes desafios e também novidades”. Por fim, “o aprimoramento científico e a discussão dos temas propostos no seio da Justiça Eleitoral e, perante a comunidade política e acadêmica, privilegiaram um debate caro e importante sobre nossa ainda nascente democracia no Brasil.
O selo Qualis é um sistema que avalia a qualidade e a importância da produção científica e classifica as publicações nos estratos A1 e A2 como de excelência internacional; B1 e B2 como de elevada excelência nacional; B3, B4 e B5 como de média relevância e C como de pequena relevância ou sem caráter científico.
Acesse as edições na íntegra da revista
As submissões de artigos deverão ser encaminhadas para o e-mail: paranaeleitoral@tre-pr.jus.br.
Texto: Rogério Carlos Born
Revisão: Carla Tortato
Tratamento de imagem: Elivelton Martins
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube