A JE Mora ao Lado: para mesária de Londrina (PR), atuar nas eleições deixa a sensação de colaborar com o país
Mesária desde 2020, Juliana Monteiro já virou presidente de seção
Juliana Monteiro, de 29 anos, analista administrativa de Londrina (PR), atuou em apenas duas eleições, em 2020 e em 2022, mas já virou fã do trabalho dos mesários. “É gratificante, um sentimento de ‘eu fiz pelo país’. Quando acaba, às 17h, quando você entrega o malote, a mídia, fica a sensação de ter feito um pouquinho a mais, é uma montanha de boas intenções”, destaca ela, que atuou como voluntária em 2020.
No primeiro turno das Eleições de 2022, Juliana foi então convocada como primeira secretária, mas acabou assumindo o posto de presidente. Quando chegou o segundo turno, ela já recebeu a carta convocatória nessa nova função. “Guardo a cartinha até hoje no meu celular”, conta orgulhosa.
Veja a entrevista no canal do TSE no YouTube.
Se pudesse deixar um recado às eleitoras e aos eleitores no dia da votação, Juliana pediria mais paciência. “Espero, de coração, que as pessoas respeitem os mesários. Estamos ali a cargo da Democracia, do Brasil. Nosso trabalho é voluntário. Algumas vezes a fila demora, mas todo mundo tem direito de voto, está na Constituição”, ressalta.
Juliana se candidatou como voluntária porque, além de ter o exemplo dos pais, que atuaram como mesários por muito tempo e só tinham elogios para a experiência, gosta muito de comunicação. “Acreditei que seria um desafio, e foi. Não sabia nada, fiz o treinamento, encontrei pessoas maravilhosas que levo até hoje. É tranquilo, você vai pegando a prática. É uma experiência única pela Democracia, nosso papel ali é ajudar. Fui mesária já em duas eleições e, com certeza, quero estar nas próximas”, afirma.
Série Mesários
Esta história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados desde fevereiro, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.
Texto e imagem: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube