TRE-PR adere à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase
Fachada do edifício-sede recebe iluminação roxa como forma de conscientização sobre a doença, prevenção e tratamento
Durante este mês, o edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e o Fórum Eleitoral de Curitiba estão sendo iluminados em adesão à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase, empreendida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O objetivo é combater e prevenir a doença, com a promoção de diagnóstico e tratamento corretos.
A iluminação, que marca o “Janeiro Roxo”, é promovida pela Seção de Manutenção de Imóveis da Capital, Região Metropolitana e Litoral (SMICRE) do TRE-PR. No dia 29, último domingo deste mês, é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.
Fórum Eleitoral de Curitiba
A doença
Trata-se de uma doença infecciosa, causada pelo bacilo de Hansen. A transmissão ocorre por meio de gotículas que saem do nariz ou da saliva do paciente. A evolução da hanseníase depende do sistema imunológico da pessoa infectada. Geralmente aparecem lesões na pele, mas pode afetar também nervos periféricos, olhos e até mesmo outros órgãos.
Segundo a SBD, a hanseníase tem cura, no entanto, pode deixar sequelas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento foi inadequado. A orientação é que as pessoas procurem uma Unidade Básica de Saúde se perceberem o aparecimento de manchas no corpo (podem ser pardas, esbranquiçadas ou avermelhadas).
A área pode apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque, queda de pelos e ausência de transpiração. Fique atento também se for diagnosticado casos de hanseníase na família ou em pessoas próximas. Com o início do tratamento, o paciente para de transmitir a doença.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Luiza Sarubbi
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube