CNJ divulga resultado da “Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro”
Levantamento, realizado com a adesão de mais de 11 mil pessoas, propõe recomendações para melhorar a prestação jurisdicional

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou os resultados da “Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro”. O levantamento possibilita um diagnóstico mais amplo sobre as áreas mais importantes para o funcionamento do Judiciário e melhoramento do sistema.
O estudo foi realizado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e teve a adesão de mais de 11 mil pessoas, entre cidadãs e cidadãos, e operadoras e operadores do Direito. Foram elaborados questionários específicos para cada público, considerando as diferentes funções, interesses e percepções quanto às instituições do Judiciário.
O levantamento está inserido no âmbito do macrodesafio “Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade”, que faz parte da Estratégia Nacional 2021-2026, instituída pela Resolução CNJ n° 325/2020. Foram abrangidas pela pesquisa questões como acesso à Justiça, tramitação processual, ações políticas e judiciárias, garantia de direitos, serviços prestados, comunicação, tramitação eletrônica e acessibilidade.
Recomendações
Com o levantamento, foi possível criar uma série de recomendações que propõem melhorias à prestação jurisdicional a médio e a longo prazo. Entre os aspectos a serem aperfeiçoados, foram destacados: a organização e a estrutura do sistema de Justiça, as tecnologias e sistemas eletrônicos, a Comunicação e o aprimoramento da prestação jurisdicional para mitigar a morosidade.
Texto: Carla Tortato com informações do CNJ
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Divulgação/CNJ
Tratamento de imagem: João M. R. Santana
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube