TRE-PR participa de encontro do CNJ para aprimorar a prevenção e o enfrentamento ao assédio e à discriminação

Encontro aconteceu em Brasília no dia 28 de junho e reuniu representantes do Poder Judiciário de todo o país.

Banner em fundo branco, com o título em vermelho, preto e branco: I Encontro de Comissões ou Sub...TRE-PR participa de encontro do CNJ para aprimorar a prevenção e o enfrentamento ao assédio e à discriminação

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) esteve presente no I Encontro das Comissões ou Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e à Discriminação no Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília, no dia 28 de junho.

O presidente da Comissão de Prevenção de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual no âmbito do TRE-PR (CPEAMS), doutor Thiago Paiva dos Santos, indicou três integrantes da comissão para participar do evento: Ana Carolina Betmann Lima, Paulo Cezar Ribeiro e Silvana Primila. Também compõe a comissão a servidora Isabela Tesseroli Ribas de Oliveira, o servidor Wesley Neves Salmazo e o doutor Marcelo Quentin.

Durante a parte da manhã foram realizadas palestras, nas quais ressaltou-se a necessidade de acolhimento da vítima, uso de comunicação não-violenta (CNV) e de capacitação continuada frente ao desafio da necessária mudança de comportamento. Na parte da tarde, houve oficinas, nas quais subgrupos de participantes trabalharam em questões importantes para aprimoramento da atuação das comissões em todo o Poder Judiciário.

Fotografia em estilo selfie de três pessoas, duas mulheres e um homem, posando sorrindo. Todos v...

Cada membro da CPEAMS do TRE-PR, além de trocar experiências com colegas de outras comissões, participou de oficinas diferentes para trazer maior conhecimento e contribuir na melhoria das atividades: Ana Carolina Betmann Lima participou da oficina em que foi debatido o aprimoramento da resolução que instituiu as comissões; Paulo Cezar Ribeiro participou da oficina destinada a consolidar roteiros de capacitação para as comissões e para todas as pessoas que atuam no Poder Judiciário; Silvana Primila participou da oficina que tratou da Justiça Restaurativa aplicada aos casos de assédio e discriminação. Houve, ainda, uma oficina para estabelecer um fluxo de trabalho e outra que tratou do protocolo de acolhimento.

Os relatórios das oficinas serão avaliados pelo respectivo comitê do CNJ que consolidará as informações e, posteriormente, encaminhará os resultados para todos os órgãos do Poder Judiciário.

Saiba mais:

Comissões buscam aprimorar tratamento em casos de assédio e discriminação no Judiciário

Ações contra casos de assédio moral no Judiciário são apresentadas em evento

Confira as fotos no Flickr do CNJ

Texto: Paulo Cezar Ribeiro (Seção de Logística de Materiais)
Imagens: Divulgação/acervo pessoal
Tratamento de imagem: João M. R. Santana

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido