Urninha do TRE-PR faz sucesso nas redes sociais
Com o propósito de dialogar com os jovens, a personagem aborda temas como segurança das urnas, título eleitoral e voto em trânsito

Uma personagem vem chamando a atenção nas redes sociais do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desde janeiro de 2022. Com o objetivo de dialogar com o público jovem, a Urninha traz dicas e informações úteis para o eleitorado. Ela aborda temas como a segurança das urnas, o alistamento (primeiro título), o voto em trânsito, as datas importantes do calendário eleitoral, entre outros.
Tudo começou de forma espontânea, “quase como uma brincadeira”, explica o designer Thiago Tolotti, criador da Urninha. Ele conta que a ideia surgiu enquanto observava desenhos animados dos anos 50 e 60. “Foi algo despretensioso, acabou que deu mais certo do que eu pensava, caiu no gosto das pessoas”, diz.
A chefe da Seção de Comunicação Visual (SCV) Simone Hembecker explica que a estética de desenho antigo foi sendo modernizada aos poucos, em um trabalho conjunto da equipe do setor. “Cada um dos integrantes deu um toquezinho pessoal nela”, comenta.
Ainda assim, Simone conta que não imaginava que a Urninha fosse fazer tanto sucesso e repercutir tanto entre as pessoas. “A gente aproveitou para ilustrar temas importantes da Justiça Eleitoral. Como ela tem uma carinha simpática, é bom para passarmos as mensagens que queremos, pois deixa a comunicação mais eficiente”.
Personalidade nas redes
A personagem aparece em cards no Instagram e no Facebook, virou figurinha e, nos dias de votação na Eleição 2022, até mesmo filtro para usar nos stories. Além disso, ganhou uma versão em papertoy que está disponível em pdf, para imprimir, recortar, colar e montar.
Assista ao tutorial para montar o papertoy da Urninha
Com a identidade visual definida, a personagem foi ganhando cada vez mais destaque e personalidade nas produções da Seção de Redes Sociais (SRS). A Urninha do TRE-PR já ganhou algumas versões: sambou no carnaval, “participou” de festa junina e do Oscar, esteve vestida de policial e até mesmo de motorista, dirigindo carro. Tudo isso, repassando sempre informações ao eleitorado, de forma leve e divertida.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Rogério Carlos Born
Arte: João M. R. Santana
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

