Acordo com o Instituto Mais Cidadania visa incentivar jovens a conhecerem o processo eleitoral por meio de jogos educativos
Após renovar a parceria pioneira com o TRE-PR, a intenção é levar a iniciativa para outros regionais eleitorais
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e o presidentedo Instituto Mais Cidadania, doutor Luiz Gustavo de Andrade, assinaram acordo de cooperação técnica. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (28) na sala da presidência, no edifício-sede, em Curitiba.
Trata-se da renovação da parceria firmada pela primeira vez em 2018 e estendida até junho de 2025. Com isso, o TRE-PR tem autorização para uso do “Jogo das Eleições” e do aplicativo “Fake ou News”, por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). O propósito é utilizar os jogos educativos do Instituto Mais Cidadania para conscientização de estudantes do ensino fundamental e médio sobre o processo eleitoral e a importância de eleições justas.
O presidente Coimbra de Moura reforçou a necessidade de levar conhecimento à juventude sobre o que é e como funciona a Justiça Eleitoral, bem como incentivar a participação política dessas pessoas. “Eu realmente acredito que essa parceria vem a contribuir para que nós possamos crescer junto com esses jovens e para que nós tenhamos um país melhor”, disse.
Segundo o doutor Luiz Gustavo de Andrade, a juventude precisa estar próxima do processo eleitoral, conhecer os candidatos e saber escolhê-los para que assim a democracia seja fortalecida. “O TRE-PR é pioneiro em tantas coisas, esperamos conseguir levar esse jogo para outros tribunais regionais eleitorais do Brasil”, declarou.
Na ocasião, estiveram presentes também o juiz membro da Corte e diretor-executivo da EJE-PR, doutor Thiago Paiva dos Santos; o coordenador-executivo da EJE-PR, Jillian Roberto Servat; a chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Mary Natsue Ogawa; e o chefe da Seção de Jornalismo (SJOR), Rogério Carlos Born.
Vantagens da parceria
- Difusão de conhecimentos sobre direitos e deveres democráticos de cidadania, noções do processo eleitoral, segurança do voto eletrônico e incentivo a participação feminina na política;
- Combate aos ilícitos eleitorais e à desinformação, por meio de um processo efetivo de educação;
- Possibilidade de utilização do aplicativo pela EJE-PR de forma presencial e virtual com estudantes;
- Divulgação dos jogos do Instituto Mais Cidadania;
- Intercâmbio de experiências e conhecimentos entre o TRE-PR e o Instituto Mais Cidadania, bem como entre os profissionais envolvidos nas atividades propostas.
Jogos Educativos
O Instituto Mais Cidadania criou dois jogos educativos relacionados às eleições que, conforme previsto pelo acordo de cooperação técnica, também serão utilizados pela EJE-PR em ações com estudantes. Confira:
- Jogo da Eleição: é um jogo de tabuleiro que simula uma campanha para presidência da República. Nele, há cartas de ações permitidas e proibidas pela legislação eleitoral. O propósito é conscientizar de forma lúdica sobre o processo eleitoral e a importância da ética na política. O jogo compõe as atividades do projeto “Por Dentro da Justiça Eleitoral”, desenvolvido pela EJE-PR.
- Fake ou News: é um aplicativo (Android e IOS) no formato de quiz, que desafia a jogadora ou o jogador a adivinhar se as informações sobre regras eleitorais, fatos e curiosidades das eleições são verdadeiras ou falsas. Ao final de cada rodada, há uma explicação da resposta. O propósito é estimular que as pessoas não divulguem notícias falsas sobre o tema.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube