Capacitação discute a importância da acessibilidade digital
Na ocasião, foi lançado manual do TRE-PR e apresentadas orientações sobre o tema
Na tarde desta terça-feira (27), foi realizado o encontro on-line “Acessibilidade digital: por quê?”. O treinamento, transmitido pelo YouTube, foi promovido pela área de Inovação e Sustentabilidade do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O propósito foi, de forma leve e embasada, sensibilizar o público sobre a importância do assunto e discutir alternativas práticas e possíveis.
Assista à capacitação na íntegra
Discussão
A capacitação foi conduzida por Vinícius Barqueiro, que é professor e consultor de educação inclusiva, comunicação acessível e visualização de dados. Ele tem experiência em projetos educacionais no governo, no terceiro setor, em empresas e em instituições de ensino.
Durante a apresentação, o professor destacou que no Brasil cerca 12,5 milhões de pessoas têm grande ou total dificuldade para enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus, além dos que declararam ter deficiência mental ou intelectual (Censo 2010 - IBGE). No entanto, menos de 1% dos websites brasileiros são totalmente acessíveis, segundo dados da pesquisa no site “Web para Todos”, de 2022.
Vinícius também reforçou que a acessibilidade beneficia todas as pessoas, pois trata-se da eliminação de barreiras na web. Na sequência, deu dicas de como aplicar isso na comunicação, com base no Manual de Acessibilidade Digital, lançado pelo TRE-PR na ocasião.
Manual
O material foi elaborado pela área de Inovação e Sustentabilidade e pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal, conforme Portaria n° 240/2023. O manual traz dicas para produção de documentos de texto, apresentações de slides, planilhas, digitalizações e PDFs acessíveis.
As orientações podem ser utilizadas em diferentes plataformas e aplicativos. Elas beneficiam não apenas quem tem deficiência visual ou auditiva, mas também pessoas idosas, com baixo letramento ou com dificuldade cognitiva.
Há dicas sobre escolha de fontes de texto, porque evitar o uso de letras maiúsculas e em itálico, estratégias para linguagem simples, contraste entre cor e fundo, utilização de links descritivos e alternativas para vídeos e áudios. Além disso, há orientações para descrição de imagens, gráficos e tabelas, entre outros tópicos.
Acesse o Manual de Acessibilidade Digital
Presenças
Participaram do encontro a diretora-geral do TRE-PR, doutora Daniele Cristine Forneck Franzini; a secretária de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação (SECPLEI), Solange Maria Vieira; e a coordenadora de Inovação e Sustentabilidade (CIS), Claudia Afanio.
Também estiveram presentes a chefe da Seção de Gestão da Sustentabilidade, Acessibilidade e Responsabilidade Social (SGSARS), Sandra do Nascimento Ferreira; o presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAIN), Wesley Neves Salmazo; o chefe do Núcleo de Portais Web (NWEB), Jadir Rocha Nunes Junior; e a servidora da CIS, Melissa Diniz Medroni.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Divulgação
Tratamento de imagem: João M. R. Santana
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube