Cerimônia de diplomação do Eleitor do Futuro é realizada no TRE-PR
O projeto é uma parceria da escolas de rede municipal de ensino com a Justiça Eleitoral do Paraná e visa promover a educação política
Nesta terça-feira (06), foi realizada no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a cerimônia de diplomação das alunas e dos alunos eleitos no projeto Eleitor do Futuro para a diretoria dos grêmios estudantis das instituições de ensino fundamental de Curitiba.
O programa é promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ele visa promover a educação política dos estudantes, estimular o exercício da cidadania e do voto responsável. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do TRE-PR no YouTube.
Neste ano, o evento teve uma comemoração especial já que os grêmios estudantis de 22 colégios foram eleitos pelo programa das escolas da rede municipal de ensino. O maior número de participantes desde o início da parceria em 2017.
Pronunciamentos
O presidente do Tribunal, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, discursou durante a cerimônia e exaltou a preocupação do TRE-PR na preparação das gerações futuras para a cidadania. Ele conta que essa aproximação com as futuras e futuros eleitores começou com a transmissão de informações numa linguagem própria e atraente pelas redes sociais e principalmente pelo TikTok.
O desembargador Coimbra de Moura também explica que o programa Eleitor do Futuro permite que as crianças conheçam, na prática, todo o processo eleitoral de uma eleição. Vivenciando propagandas e debates eleitorais, o processo de votação e a confiabilidade das urnas eletrônicas, passando a entender todos os instrumentos de conquista do voto.
“Isso demonstra que plantamos uma semente para o aperfeiçoamento e a igualdade nas eleições futuras. Desejo um excelente mandato às eleitas e aos eleitos para os grêmios estudantis que esta semente seja regada com muito progresso e crescimento e parabenizo a todas e a todos envolvidos no sucesso desta eleição”, finaliza.
O membro da Corte Eleitoral e diretor-executivo da EJE-PR, doutor Thiago Paiva Santos, também realizou um pronunciamento durante a diplomação e relembrou que a Justiça Eleitoral completou 90 anos de história em 2022. “A Justiça Eleitoral está a 90 anos construindo a legitimidade daqueles que representam as pessoas nos órgãos de poder. Nesses 90 anos, organizou o cadastro eleitoral, o processo de votação, até que hoje, nós temos o resultado das eleições de forma muito mais rápida e confiável”, explica.
“E o projeto Eleitor do Futuro, não chama Eleitor do Futuro à toa, porque nós estamos agora pensando nos próximos 90 anos”, afirma.
Presenças
Compuseram a mesa de autoridades o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; o juiz membro da Corte e diretor-executivo da EJE-PR, doutor Thiago Paiva dos Santos; a juíza eleitoral da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba, doutora Manuela Tallão Benke; o diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach; e o secretário da Presidência, doutor Josmar Ambrus.
Também estiveram presentes na diplomação a secretária municipal de Educação, professora doutora Maria Sílvia Bacila; a chefe da Seção de Educação para a Cidadania da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, a professora doutora Mary Natsue Ogawa; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; o chefe de cartório eleitoral da 174ª Zona Eleitoral, em Curitiba; Romeu Ribas Saccani; e a presidente da União Paranaense de Estudantes, a aluna mariana Chagas.
Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Rogério Carlos Born e Carla Tortato
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube