Escola Judiciária Eleitoral realiza a 1ª edição do Programa Estágio-Visita
Programa, promovido pela EJE-PR, recebe estudantes para conhecer o funcionamento da Justiça Eleitoral
Na tarde da última sexta (26), foi finalizada a primeira edição do Estágio-Visita, programa instituído pela Resolução 905/2022 e promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), que recebeu estudantes universitários para conhecer o funcionamento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e visitar instituições históricas, culturais e políticas localizadas na capital paranaense.
A primeira edição do programa contou com a participação de universitárias e universitários de Curitiba e de Maringá. Da capital paranaense, estudantes do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), e da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e de Maringá, da Universidade Cesumar (Unicesumar) e do Centro Universitário Ingá (Uningá).
Atividades
O programa oportunizou diversas vivências aos estudantes. No tribunal, eles visitaram as secretarias de Comunicação, da Corregedoria, Judiciária, de Tecnologia da Informação, de Auditoria Interna, de Gestão de Pessoas, de Orçamento, Finanças e Contabilidade e de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação.
Foram também à Secretaria da Presidência, à Diretoria-Geral, aos Cartórios, à Central de Atendimento, à Assessoria dos Gabinetes, à Coordenadoria de Sessões, à Ouvidoria, à Escola Judiciária do Paraná, às Assessorias Jurídicas da Diretoria-Geral e da Presidência. Na Sala de Sessões, o servidor Adwilhans Luciano de Souza conduziu uma atividade prática, com o objetivo de simular a atuação de advogados e de advogadas em um julgamento na Corte Eleitoral.
Universitárias e universitários do Estágio-Visita na Sala de Sessões no TRE-PR, após a simulação de um julgamento da Corte.
Já o chefe da Seção de Gestão de Urnas, Roney Oliveira, por sua vez, deu uma aula sobre urnas eletrônicas e o processo eletrônico de votação.
Chefe da Seção de Gestão de Urnas, Roney Oliveira, dá aula sobre as urnas eletrônicas.
No período da manhã, no dia 23 de maio, foram realizadas visitas guiadas à Sociedade Garibaldi e ao Museu Paranaense. No dia seguinte, ao Memorial Paranista, localizado no Parque São Lourenço. O espaço conta com um jardim e um museu de esculturas, além de um atelier de esculturas e fundição, um liceu de artes, um teatro, uma loja e um setor educativo. Na sexta-feira, dia 26 de maio, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara Municipal de Curitiba.
Universitárias e universitários participantes do Estágio-Visita conhecendo o Memorial Paranista, localizado junto ao Parque São Lourenço.
Segundo Diego de Godoi Wandembruck, estudante do 3º período de Direito na UniCuritiba, a experiência foi muito positiva: "Foi uma experiência sensacional passar a semana em visita ao TRE. Foi-nos propiciado muito conhecimento na área do Direito Eleitoral, do funcionamento Administração Pública, e do próprio processo eleitoral, que começa bem antes das eleições de fato”, declarou.
O Estágio-Visita foi mais uma iniciativa da EJE-PR buscando aproximar as universitárias e universitários, as cidadãs e cidadãos do trabalho da Justiça Eleitoral, abrindo as portas do TRE-PR para estudantes do estado inteiro.
Texto: Luís Gustavo Schuh Bocatios
Revisão: EJE-PR
Fotos: EJE-PR/Lumi Yoshino
Tratamento de imagem: Elivelton Martins/Lumi Yoshino
Secretaria de Comunicação
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube