TRE-PR realiza mutirão de doação de sangue em parceria com o Hospital Erasto Gaertner
A ação dedicada ao Junho Vermelho, foi aberta para os funcionários do Tribunal e cerca de 42 pessoas se inscreveram para participar

Nos dias 20 e 21 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou um mutirão para doação de sangue em parceria com o Hospital Erasto Gaertner. Cerca de 42 pessoas se inscreveram para a ação dedicada ao Junho Vermelho.
O mutirão foi organizado pela Seção de Rede Sociais (SRS) e toda a identidade visual da campanha foi produzida pela Seção de Comunicação Visual (SCV) do TRE-PR. A ação buscou a ajuda e foi aberta às servidoras, servidores, colaboradoras, colaboradores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias e estagiários do Tribunal.
Além disso, aquelas e aqueles que participaram da ação receberam uma lembrancinha com um cartãozinho que dizia “Você era a gota que faltava! Sua doação pode ajudar até 4 pessoas”.
O TRE-PR tem uma parceria com o Hospital Erasto Gaertner para a divulgação de campanhas que buscam a conscientização tanto sobre o câncer, como sobre a doação de sangue. Este mês é chamado de Junho Vermelho, em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. Ele é marcado pela cor vermelha, pois simboliza o incentivo a essa ação de pura solidariedade.
Em adesão à campanha, a fachada do edifício-sede do TRE-PR e do Fórum Eleitoral estão iluminadas com a cor vermelha. Além dela, o Tribunal também está com a iluminação verde em homenagem à campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Comemorado em 5 de junho, a data destaca o impacto ambiental referente à poluição plástica e a importância da preservação do planeta. As fachadas dos prédios estarão iluminadas até o dia 31 de junho.
Critérios para doação de sangue
As pessoas que quiserem ser doadoras de sangue precisam ter idade entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Os menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal e as cidadãs e cidadãos com idade entre 60 e 69 anos só podem doar se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
É necessário apresentar um documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Além disso, para realizar a ação, a pessoa deve evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas antes de doar.
Lembrando que a frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para homens e de três doações de sangue anuais para as mulheres. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube