TRE-PR se insere no Spotify

Plataforma de streaming musical conta com mais de 100 milhões de usuários no Brasil

Um banner verde, com o símbolo do Spotify em branco do lado direito, e a frase “TRE-PR no Spotif...

A partir desta terça (27), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) estará presente no Spotify. A iniciativa tem o intuito de engajar o público-alvo do Tribunal, por meio da criação de uma conexão emocional, do aumento da visibilidade da marca e do reforço da identidade visual, visto que o público brasileiro representa em torno de 20% dos mais de 515 milhões de usuários do aplicativo.

A intenção do projeto é promover algo inovador perante o eleitorado e também nosso público interno, utilizando algo que a maior parte das pessoas aprecia: a música. O alcance emocional da arte pode influenciar positivamente na visão que as pessoas têm do TRE-PR, pois, de certa forma, aproxima o ouvinte da instituição.

A promoção de sentimentos positivos é favorável para a reconstrução da credibilidade do órgão perante a opinião pública, num cenário em que foi necessário enfrentar as dúvidas da população nas Eleições de 2018 e de 2022. No âmbito interno, é uma forma de proporcionar qualidade de vida às autoridades, servidores, colaboradores e estagiários que trabalham na sede e no interior.

A responsável pelo nascimento do projeto foi Simone Hembecker, servidora e chefe da Seção de Comunicação Visual do TRE-PR. Ela explica como surgiu a ideia: “Li uma matéria sobre uma empresária que tem o hábito de enviar playlists para os potenciais clientes ouvirem antes de uma reunião, e isso se tornou um diferencial na carreira dela. Pesquisei mais sobre o assunto e vi que grandes marcas investem em playlists. Como a música tem um efeito poderoso em nosso humor, na nossa forma de ver as coisas, pensei que o TRE-PR também poderia se beneficiar desse recurso.”

As playlists serão criadas de forma temática e com foco nos públicos interno e externo. Para o externo, haverão playlists com, por exemplo, músicas com temas culturais relacionados à Justiça Eleitoral ou aos seus serviços. Já para o público interno, algumas ideias de playlists são: temas relacionados à vida corporativa, e temas relacionados às atividades típicas da Justiça Eleitoral, como “teste de urnas”, “manhã da eleição”, entre outros. 

Para isso, não serão utilizadas músicas que remetem a partidos ou ideologias políticas, que abordem temas sensíveis, possam causar algum tipo de polêmica ou contenham palavras de baixo calão. As playlists serão elaboradas pelos integrantes da banda Fora da Pauta, que se apresenta em eventos do TRE-PR, e o perfil no Spotify será gerido pela Secretaria de Comunicação Social do TRE-PR (SECOM).

Os benefícios da música no local de trabalho são comprovados cientificamente. Uma pesquisa publicada na revista científica Plos One constatou que as pessoas são mais criativas e tinham ideias mais originais quando ouviam músicas que achavam positivas, comparadas às pessoas que trabalhavam em silêncio. O documento afirma que, de acordo com pesquisas, cerca de 90% das pessoas têm desempenhos melhores em suas tarefas quando escutam música, e 88% produzem resultados mais precisos.

Uma outra pesquisa, publicada pela revista científica Mindlab International, revelou que a música dançante aumenta a velocidade de revisão em 20%, a música ambiente melhora a precisão das pessoas na inserção de dados em até 92%, música clássica consegue deixar as pessoas 12% mais precisas, e música pop é capaz de fazer você reduzir cerca de 14% seus erros, além de te fazer trabalhar 58% mais rápido.

É mais uma iniciativa do TRE-PR buscando aproximar a Justiça Eleitoral dos cidadãos; dessa vez, buscando criar uma conexão emocional, o reforço da identidade visual e o aumento da visibilidade do Tribunal.




Texto: Luís S. Bocatios
Revisão: Rogério Carlos Born
Arte: Simone Hembecker
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR

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