Tribunais apresentam boas práticas em sustentabilidade e meio ambiente nesta quarta (28/6)
O evento acontece por meio da plataforma Cisco Webex, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube, a partir de 16h
As experiências exitosas relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente publicadas no Portal CNJ de Boas Práticas serão apresentadas na 2ª edição do evento “Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário”, nesta quarta-feira (28/6). Três práticas foram escolhidas e serão detalhadas pelos tribunais responsáveis. O objetivo é divulgar e possibilitar esclarecimentos sobre os projetos.
Um dos projetos que será apresentado é o Programa Carbono Neutro, de autoria do Tribunal Superior do Trabalho e de seu respectivo Conselho (TST/CSJT). A prática mede a emissão de gases de efeito estufa pela corte no ano anterior, elaborando um plano de compensação das emissões para a neutralização, de forma a resgatar a quantidade de “carbono equivalente” emitida em razão das atividades e operações do órgão. A iniciativa é acreditada por uma entidade externa, que certifica a prática.
Já o projeto Campanha Eleições Sustentáveis, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), está voltado para a sensibilização de candidatos, partidos e coligações, para que doem as sobras de material de propaganda eleitoral às associações e cooperativas de reciclagem do estado. O objetivo é dar solução ambientalmente adequada para o material de campanha, como papel, plástico e lona, que ainda representam quantidade considerável e merecem atenção.
O Monitoramento de frotas para otimização de recursos e segurança, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), por sua vez, pretende monitorar e rastrear a frotas de veículos, possibilitando acionamentos efetivos para atendimentos de demandas de transporte e procedimentos de segurança do tribunal.
A ideia do evento Disseminando Boas Práticas é proporcionar um espaço para apresentação e discussão dos projetos implementados pelos tribunais e que contribuam para aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços judiciais. Essas e as demais práticas do eixo temático Sustentabilidade e Meio Ambiente podem ser conferidas no Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário.
Serviço:
Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário
Data: 28/6
Horário: 16h às 18h
Local: Local: Plataforma CISCO WEBEX, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube
Texto: Lenir Camimura/CNJ
Edição: Thaís Cieglinski/CNJ
Agência CNJ de Notícias