EJE-PR realiza projeto “Aldeia Cidadã”
Ação contou com a participação de cerca de 30 indígenas
No dia 13 de maio, a equipe da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) visitou a Aldeia Indígena Araçaí para apresentar o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral.
Localizada em Piraquara, a aproximadamente 40 km de Curitiba, na região metropolitana, a aldeia indígena Araçaí abriga cerca de 120 indígenas Guarani que mantêm suas tradições. Atualmente o lugar conta com uma escola e um posto de saúde mantidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba.
Após serem muito bem recebidas pelo vice-cacique Josias, na aldeia situada em área rural, a chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Mary Natsue Ogawa, e as servidoras Daniele Artigas e Melissa Formiguieri promoveram exposição teórica relacionada a valores essenciais como democracia e cidadania, processo eleitoral, corrupção e segurança do sistema eletrônico de votação. O evento contou com a participação de aproximadamente 30 indígenas, incluindo homens, mulheres e crianças.
O novo projeto, denominado “Aldeia Cidadã”, tem por objetivo promover a inclusão dos povos indígenas nos debates políticos e incluí-los nas discussões relacionadas à cidadania e à democracia, bem como orientá-los acerca do processo eleitoral. Essa iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio de sua Escola Judiciária, corrobora com outros projetos já desenvolvidos pelo setor com o mesmo propósito, que é se aproximar de todas as camadas da sociedade.
Texto: Daniele Artigas (SECP)
Foto: Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP)
Tratamento de imagem: João M. R. Santana
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube