Linguagem Simples: Justiça Eleitoral promove curso
Oficina foi ministrada ao Tribunal Superior Eleitoral por servidora da área de Inovação e Sustentabilidade da Justiça Eleitoral do Paraná
Pela segunda vez neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu a capacitação “Linguagem Simples na Prática” para uma turma de 40 servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores do órgão. A oficina foi ministrada on-line nos dias 22, 23 e 25 de maio pela servidora da área de Inovação e Sustentabilidade da Justiça Eleitoral do Paraná Melissa Diniz Medroni.
O curso aconteceu pela primeira vez em fevereiro. Durante os encontros, foram apresentados origem, conceito, regulamentação jurídica e dicas práticas para utilização da técnica. O objetivo é que qualquer pessoa seja capaz de encontrar, entender e usar informações nos conteúdos produzidos com linguagem simples.
A oficina também mostra como promover a inclusão de pessoas com deficiência e combater a homofobia, as desigualdades de gênero e raciais por meio da linguagem.
Na prática
A participante Luise Gomes, da Seção de Educação Corporativa do TSE, disse que já vai aplicar no dia a dia as lições aprendidas. “Vou refazer o e-mail que enviamos com as instruções sobre as capacitações para reduzir a quantidade de informações e garantir que as pessoas leiam toda a mensagem”, disse.
Política de Linguagem Simples
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) foi o primeiro regional eleitoral do país a implementar a linguagem simples com a Portaria n° 448/2022, assinada pelo presidente Wellington Emanuel Coimbra de Moura. O documento foi proposto por um grupo de trabalho coordenado pelo Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LIODS-PR).
Texto e foto: LIODS/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube