LIODS-PR recebe prêmio nacional de gamificação do TSE
Foram duas vitórias, uma na categoria “FuturAÇÃO” e outra na “Pri-li-lim”

O Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral do Paraná (LIODS-PR) recebeu nesta segunda-feira (08) prêmio nacional de gamificação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram duas vitórias, uma na categoria “FuturAÇÃO” e outra na “Pri-li-lim”.
A gamificação é uma técnica que usa recursos e jogos sérios, como fases, pontuações e premiação para atingir objetivos concretos. O resultado foi divulgado em agosto de 2022, durante a 3ª reunião Geral do LIODS-JE.
O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, parabenizou as servidoras e os servidores pela qualificação e competência, bem como por exercerem o trabalho com tanto carinho e firmeza. “É preciso estar sempre estimulado e buscar inovação, é importante não se acomodar, temos que buscar sempre algo a mais e o que é bom para todos. Isso nos qualifica a ponto desse reconhecimento, de sermos hoje o tribunal de vanguarda que somos”, disse.
Primeiro lugar
Gamificação FuturAÇÃO (tema capacitação em inovação)
Nessa categoria, o TRE-PR foi representado pelo servidor Carlos Alberto Barbosa Ferian. No subgrupo “Capacitação”, a equipe “EnTREtendo” venceu com a proposta "Capacitação em Gamificação no Setor Público", em parceria com o TRE-MS, TRE-MG e TRE-AL. O propósito foi apresentar conhecimentos básicos sobre essa metodologia aos membros do LIODS-JE para que a utilizem como forma de motivar e engajar outras pessoas que atuam na Justiça Eleitoral.
Segundo o TSE, a equipe “demonstrou muita criatividade, ótima aplicação das metodologias, união e empenho, não apenas para o cumprimento de tarefas e prazos, mas sobretudo para a realização de importante ação de capacitação em benefício de todos os membros do LIODS-JE”.
Gamificação Pri-li-lim (barulhinho da urna)
A servidora Maria Angela de Oliveira e o servidor Rory Cordeiro e Silva representaram o TRE-PR nessa categoria. A equipe “Informe-se”, em parceria com o TRE-PB, ficou em primeiro lugar nos subgrupos "Informação". O desafio foi criar uma propaganda para combater a desinformação para grupos de baixa escolaridade. Foram desenvolvidos vídeos e um jingle para as redes sociais e rádios.
O grupo foi reconhecido por mostrar-se determinado a apresentar uma proposta para levar conhecimento e informação para o público externo. De acordo com o TSE, cumpriu-se prazos e realizou-se a “entrega efetiva de um protótipo que poderá ser implementado por toda a Justiça Eleitoral”.
Prêmios
A premiação das equipes vencedoras referente às gamificações consiste em:
- emblema virtual;
- troféu físico;
- mentoria oferecida aos núcleos de inovação.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube