Palestra sobre consumo consciente de moda ocorre no TRE-PR
Evento no auditório da sede do TRE-PR abordou a importância da sustentabilidade na moda
Na tarde desta quarta-feira (24), no auditório da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), ocorreu a palestra “Armário Sustentável: o consumo consciente”, ministrada por Camila Menezes, especialista em moda sustentável. O evento teve início às 15h, e contou com um brechó no lado de fora do auditório.
A palestrante Camila Menezes abordou a importância da sustentabilidade na moda, apontando que o setor é o terceiro maior poluidor do mundo, atrás apenas dos setores alimentício e de construção. Também falou sobre as condições de trabalho desumanas às quais são submetidas as trabalhadoras e os os trabalhadores de muitas marcas que crescem cada vez mais por causa de seus preços acessíveis, mas também de marcas consideradas de luxo, que cobram muito caro por suas peças, e mesmo assim pagam um valor muito baixo a seus funcionários, que, muitas vezes, cumprem horas altíssimas.
Por isso, Menezes deu dicas de como manter um armário mais sustentável, acessível e que atenda todas as demandas do dia-a-dia. Para isso, explicou os benefícios de comprar roupas em brechós, as maneiras de avaliar a qualidade de uma peça, a quantidade necessárias de roupas em um guarda-roupa, e também como deve ser feita a manutenção dessas peças de forma adequada.
No início da palestra, o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, discursou e ressaltou que o Tribunal considera a sustentabilidade como um de seus princípios, não apenas em sua vertente ambiental, mas também econômica, social, jurídico-política, cultural e ética. “A Constituição de 1988 já enuncia que todos têm direito ao meio-ambiente equilibrado, bem de uso do povo e essencial à qualidade de vida. A Carta Magna também exige que o Poder Público preserve o meio-ambiente, para as presentes e futuras gerações”, declarou o presidente.
O diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach, também falou no início no evento, e relembrou que o Tribunal é o único órgão público que produz 100% da energia que consome. “Desde o início de 2019, nós temos uma usina fotovoltaica que faz com que não gastemos 1 kilowatt por hora sem que tenhamos produzido”, disse o Diretor-Geral.
A palestra foi mais uma iniciativa do TRE-PR buscando disseminar boas práticas e permanecer seguindo a Agenda Global 2030, plano da ONU para atingirmos em 2030 um mundo melhor e mais sustentável para todos.
Manual de Gestão de Resíduos
Na ocasião, também foi anunciado o lançamento do Manual de Gestão de Resíduos, que apresenta o ciclo de utilização e descarte de materiais nas atividades administrativas da sede e dos cartórios da Justiça Eleitoral do Paraná.
O conteúdo foi criado pela Seção de Gestão da Sustentabilidade, Acessibilidade Responsabilidade Social (SGSARS) e reescrito em linguagem simples e diagramado pelo Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do TRE-PR.
O objetivo é estimular a participação ativa de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores neste processo.
Texto: Luís Gustavo Schuh Bocatios
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Lumi Yoshino
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube