TRE-PR adere a Campanha 24 horas pelo Glaucoma
Oftalmologistas preparam ação on-line em prol da conscientização sobre a doença que mais causa cegueira no mundo
As fachadas do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e do Fórum Eleitoral estão com a iluminação verde durante todo o mês de maio após o Tribunal aderir à Campanha 24 horas pelo Glaucoma. A atividade tem como objetivo mobilizar especialistas, órgãos competentes, além das cidadãs e dos cidadãos em torno da conscientização sobre a doença.
A Campanha 24h pelo Glaucoma ocorrerá no dia 20 de maio de 2023 (sábado), das 9h às 17h, por meio do canal do Youtube da entidade, e contará com a participação de médicos oftalmologistas, celebridades e pacientes que convivem com a doença que a maior causa de cegueira evitável no mundo.
O evento será realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), juntamente com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e tem o propósito de levar informação de qualidade, com evidências científicas, para a população. Além disso, a atividade abordará assuntos como grupos de risco para o glaucoma, perigos da automedicação, as causas da doença, a importância do uso de colírios, o acompanhamento do tratamento do paciente e a atuação do Programa Nacional de Glaucoma.
O 24 Horas pelo Glaucoma
O evento acontece tradicionalmente em maio em virtude do Dia Internacional do Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26 deste mês. Nos anos anteriores, a campanha ganhou apoio de celebridades e instituições ao redor do Brasil.
O que é o glaucoma?
Segundo estudos, de 1 a 2% da população mundial convive com a doença. Os especialistas alertam que o glaucoma é a principal causa de cegueira evitável no mundo, sendo assintomática nas fases iniciais. Sem diagnóstico e tratamento precoces, ele pode progredir durante o passar dos anos até o surgimento dos primeiros sintomas.
O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, ou seja, a estrutura responsável por permitir ao cérebro reconhecer as formas e cores captadas. É uma doença que deve ser diagnosticada precocemente, uma vez que quanto antes os cuidados forem introduzidos, maiores as chances de mantê-la sob controle.
Lembrando que o não tratado corretamente pode levar à perda permanente da visão, por conta disso é recomendado que os pacientes façam visitas regulares aos oftalmologistas. No Sistema Único de Saúde (SUS) é possível contar com o suporte de médicos e ter acesso a medicamentos, exames e procedimentos de diagnóstico e tratamento.
Texto: Luiza Sarubbi com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Lemartine de Lima
Secretaria de Comunicação
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube