Workshop “Técnicas de Facilitação para Reuniões” é realizado para coordenadores do TRE-PR
O encontro foi promovido nos dias 29 e 30 de maio, pela Coordenadoria de Inovação e Sustentabilidade (CIS) e pelo Núcleo LIODS
Nesta segunda (29) e terça-feira (30), foi desenvolvido para as coordenadoras e coordenadores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) o workshop “Técnicas de Facilitação para Reuniões”. O evento promovido pela Coordenadoria de Inovação e Sustentabilidade (CIS) e pelo Núcelo LIODS aconteceu no Laboratório de Inovação (LIODS), no edifício-sede do TRE-PR.
A instrutora Elaine Cristina Cestari ministrou o workshop e realizou a simulação de situações que sempre acontecem dentro de uma reunião, como situações de conflito, de muitas ideias e informações. As pessoas presentes não conseguem registrar em tempo real o que está sendo falado, e por conta disso, cinco minutos depois ninguém lembra mais o que foi debatido.
Elaine Cristina Cestari conta que essa sensação de que nada foi resolvido após uma reunião de duas horas pode ser trabalhada com a proposta de ter um facilitador durante os encontros, como um fio condutor.
“Começa analisando os problemas, por que as pessoas estão ali. Vai chegando nas possibilidades de como encaminhar aquilo e ao mesmo tempo vai aplicando técnicas de como manter as pessoas motivadas, dinâmicas e com o cérebro ativado. Depois, acompanhando para ver os momentos que é necessário fazer um descanso”, explica.
“A ideia de trazer pessoas de nível de gestão é que esse facilitador vai facilitar as próprias reuniões com a equipe. Ele terá técnicas de como fazer um aquecimento, trazer as pessoas para o foco e ter 100% de presença do que está acontecendo na reunião. Contornar conflitos sem constranger as pessoas e por em prática técnicas para momentos específicos”, relata.
A palestrante explica ser possível administrar uma reunião e fazer com que as pessoas se aprofundem mais em algum momento, sejam mais rápidas e gerem mais ideias em outro. Ao final do encontro o facilitador pode usar técnicas para priorizar o que será necessário fazer e depois desaquecer outras pessoas presentes, alinhando a reunião e celebrando as pequenas vitórias que foram adquiridas naquela conversa.
“Assim a gente encerra, as pessoas vão saindo motivadas e engajadas, sem aquela sensação de cansaço e que não entregaram nada”, conta a instrutora.
A coordenadora de Planejamento das Contratações (CPC) do TRE-PR, Carla Panza Bretas, expõe que o curso foi produtivo e que se as técnicas de análise de problemas e soluções forem replicadas de forma melhor estruturada nas secretarias, terá um ganho importante para a qualidade de decisão.
“A gente está debatendo dentro do grupo, tentando verificar, como isso seria aplicado na prática, no nosso dia a dia. Isso porque a realidade do laboratório tem um contexto de aplicação que é diferente de quando se vive na prática, então a gente está tendo oportunidade de debater entre os setores como seria trabalhar isso”, explica a coordenadora.
O coordenador de Planejamento de Estratégia e Gestão (CPEG) do TRE-PR, Diogo Sguissardi Margarida, conta ser uma técnica nova e que pode transformar a cultura organizacional. “A gente vê que dá para mudar a forma de realizar reuniões e não só as reuniões, mas a tomada de decisão pautada em evidências. Fazer as pessoas entenderem que são parte desse processo, que elas podem de forma colaborativa chegar em uma solução única", comenta.
Presenças
Compareceram ao workshop a secretária de Administração (SECAD), Lilian Gasparin, a coordenadora da CPC, Carla Panza Bretas; o coordenador da CPEG, Diogo Margarida; a coordenadora de Inovação e Sustentabilidade (CIS), Claudia Afanio; o coordenador de Desenvolvimento e Saúde (CODES), Fernando Celso Torres; a coordenadora de Auditoria Interna (COAUDI), Giane dos Santos Wippich e o coordenador de Infraestrutura Predial (CIP), Jeronimo Nardielo.
Também estiveram presentes no evento o coordenador-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), Jillian Roberto Servat; a chefe do Núcleo LIODS, Maria Angela de Oliveira; a coordenadora de Licitações e Contratos (CLC), Maria de Fatima Almeida; a coordenadora de Gestão de Patrimônio (CGP), Marlene Regina Kovalski; a coordenadora de Pessoal (COP), Michele de Almeida e o servidor do Núcleo LIODS, Rory Cordeiro e Silva.
Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Lumi Yoshino
Secretaria de Comunicação
SECOM/TRE-PR
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