A JE Mora ao Lado: conheça Pietra Silvestri, a influenciadora digital com síndrome de down que foi mesária
Para ela, poder se comunicar em Libras e ajudar outras pessoas a votar foram os pontos altos da votação
As Eleições Gerais de 2022 revelaram mais um talento da influenciadora digital Pietra Silvestri, de Curitiba (PR). Com mais de 120 mil seguidores no Instagram – plataforma na qual publica vídeos em que derruba mitos a respeito da síndrome de down – ela se propôs a encarar um novo desafio em prol da democracia e da inclusão de pessoas com deficiência na vida política do país.
No ano passado, a jovem de 21 anos se inscreveu como mesária voluntária e trabalhou nos dois turnos do pleito. Para ela, participar ativamente e poder acompanhar de perto a votação representou uma grande lição de cidadania.
Veja a entrevista no canal do TSE no YouTube.
A principal motivação foi colocar todo o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em prática para auxiliar eleitores surdos na hora de votar. “Como eu conheço Libras, consegui falar com as pessoas, fazer a língua de sinais”, conta Pietra, que registrou a experiência como mesária em gravações postadas nas redes sociais.
A importância do voto é outro assunto abordado pela criadora de conteúdo na internet. De forma bem humorada, ela utilizou a influência nas redes sociais para convocar o eleitorado a comparecer às urnas e exercer o direito de escolha dos representantes. “Todos podem participar da eleição. Todos são iguais”, pontua.
Texto e imagem: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube