LIODS TRE-PR promove facilitação sobre WhatsApp no trabalho
Com auxílio de técnicas de inovação, atividade em grupo propôs regulamentação para o uso de aplicativo de mensagens no ambiente profissional
O uso do WhatsApp no ambiente de trabalho foi o tema da facilitação do Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
A dinâmica foi conduzida pelos servidores Rory Cordeiro e Silva e Maria Angela de Oliveira no LIODS, no edifício-sede da Justiça Eleitoral em Curitiba, no dia 2 de março, com a participação de pessoas convidadas do quadro do TRE-PR.
“A inovação é um tema muito recente e importante para o futuro”, afirma a servidora Jaqueline Beatriz Santos, que participou da facilitação. “Foi um momento profundo de compartilhamento de conhecimento; parecia que eu estava em uma sala de aula”, diz.
João Victor Santiago, contratado do TRE-PR, achou interessante como todas as pessoas do grupo têm voz ativa na atividade, independentemente do cargo que ocupam na instituição. “Pensar junto o problema ajuda no sucesso da solução”, acredita o estudante de Direito na Universidade Positivo e de Economia na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O que é
A facilitação é uma abordagem desenvolvida por especialistas para a tomada de decisões e de resolução de problemas, que pode ser conduzida em qualquer equipe através de um processo estruturado para assegurar resultados sólidos, construídos exclusivamente pelo grupo.
Solução
O grupo concluiu que a melhor solução para o problema proposto seria regulamentar o uso do aplicativo de mensagens no ambiente de trabalho, estabelecendo horários para a sua utilização.
Os apontamentos foram documentados e encaminhados para avaliação da administração do Tribunal, já com as sugestões de pessoas responsáveis e prazos para execução.
Participantes
Participaram da atividade a servidora Claudia Afanio, coordenadora de Inovação e Sustentabilidade; Jaqueline Beatriz Santos de Moura e Ana Carolina Betmann Lima, da Assessoria da Secretaria da Presidência; Melissa Medroni, do LIODS; Isabela Gabrieli Serpa, estagiária da Assistência de LGPD e Processos de Segurança da Informação; e João Victor Condessa Pinto Santiago, contratado da Seção de Gestão Documental e Memória Institucional.
Texto e foto: LIODS TRE-PR
Tratamento de imagem: Elivelton Martins
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube