Pioneiro na Comunicação do TRE-PR, Marden Machado despede-se após 30 anos de atuação

Além das 34 eleições que participou, o servidor também é reconhecido pelo vasto repertório em Cinema

Fotografia de um homem de cabelo grisalho e barba posando para foto. Ele usa óculos e veste uma ...Pioneiro na Comunicação do TRE-PR, Marden Machado despede-se após 30 anos de atuação

O secretário de Comunicação Social (SECOM), Marden Machado, se aposenta nesta quarta-feira (08). Foram mais de 30 anos de atuação no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), colecionando amizades, projetos, conquistas e a admiração dos colegas. São décadas de histórias que ele guarda na memória e narra com muita precisão e bom-humor.

Era uma vez…

Marden nasceu em Natal (RN), em 1963. Mas foi em Teresina (PI) que cresceu e teve contato com a área que o tornaria referência nacional: a Comunicação. O interesse por histórias surgiu ainda enquanto menino, primeiro com os quadrinhos e depois com os livros. Mais tarde, veio também o gosto pelo cinema.

O pioneiro

Jornalista desde 1983, Marden foi transferido do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para o Paraná, em 1992. Mudou-se para Curitiba com a esposa, Marília,e os três filhos. Começou a trabalhar no almoxarifado e, meses depois, viu a oportunidade de trazer a Comunicação para a Justiça Eleitoral paranaense. 

À época, uma secretária realizava o agendamento de entrevistas com a imprensa. E essa era a principal atividade do Tribunal em relação à Comunicação, que não era organizada de forma estruturada. A servidora foi promovida a chefe de cartório e Marden se ofereceu para assumir a função. 

Entusiasmado, ele decidiu atuar como assessor de imprensa para o Tribunal, em 1993. A primeira atividade foi divulgar aos veículos de comunicação e à população a notícia do rezoneamento de Curitiba, que passou de cinco para dez zonas eleitorais. Nesse período, entretanto, ele ainda dividia o tempo das novas atribuições com o expediente na Folha de Pagamento, das 12h às 15h.

Com sua “euquipe”, como ele mesmo define, trabalhou sozinho na área pelos três anos seguintes, não raro usando seus próprios recursos para atender às demandas da Comunicação do Tribunal. A Assessoria de Imprensa do TRE-PR só foi criada oficialmente em 1996, quando passou a constar no organograma. Em 2022, o setor se tornou uma secretaria (a primeira entre os regionais eleitorais do país), comandada por Marden.

Trajetória no Judiciário

Marden é servidor da Justiça Eleitoral desde 1985. No TRE-PR, teve passagens pelo Gabinete da Diretoria-Geral e pela Assessoria da Secretaria da Presidência. Na Comunicação, atuou na assessoria, na coordenadoria, na Seção de Jornalismo (SJOR) e na SECOM.

Trabalhou também na assessoria de imprensa do Ministério Público Federal no Paraná (MPF-PR). Além disso, dirigiu o Departamento de Comunicação e Cerimonial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Ao longo dos anos, sempre manteve relação de confiança com ex-presidentes do TRE-PR e demais autoridades do Poder Judiciário. Para a imprensa, o servidor é visto como referência em informação eleitoral. Trabalhou em 34 eleições, além das suplementares e das três em que participou à serviço da Organização das Nações Unidas (ONU) no Camboja, em Moçambique e no Timor Leste.

Cinemarden

Outro talento conhecido de Marden é o repertório sobre Cinema. Ele sempre atuou na área cultural, com passagens por diversos veículos jornalísticos. Em 2010, criou o Cinemarden, um portal em que escreve rigorosamente todos os dias uma resenha sobre um filme diferente. Desde então, foram mais de 4,5 mil textos publicados. 

Também é palestrante, comentarista, roteirista e um dos curadores do Cine Passeio. Marden escreveu quatro guias de cinema, sendo um deles especificamente sobre filmes jurídicos e políticos. A ideia veio justamente pela convivência com desembargadoras(es), juízas(es), promotores(as), advogadas(os) e assessoras(es) jurídicas(os) que perguntavam a ele sobre o assunto.

No TRE-PR, estreou em 2021 o “Cineleitoral”, uma coluna em formato audiovisual publicada semanalmente no YouTube e nas redes sociais. Os vídeos abordavam dicas de filmes de temática jurídica para incentivar o interesse pelo exercício da cidadania e o desenvolvimento da consciência crítica do eleitorado.

1/ 4 Galeria de imagens

Amizades e boas histórias para contar

O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, declarou que a Justiça Eleitoral estará sempre de braços abertos para recebê-lo. “Caro Marden, a vida, você já deve ter percebido, é um filme e esse filme que você vivenciou por longos anos teve o seu capítulo final. Com certeza foi um filme de grandes felicidades, construções e alegrias. Assim sendo, quero que você seja muito feliz nesse novo filme da sua vida. Um filme mais familiar onde você estará contemplando os seus netos, para que efetivamente o ciclo da vida caminhe no momento correto”, disse.

O diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach, exaltou as atitudes e ações de Marden nesses 30 anos em que trabalharam juntos e comentou da saudade que sentirá do colega. "Você sempre teve um bom relacionamento com a imprensa e ajudou muito o TRE-PR. Agora é o momento de você descansar, curtir sua família e o seu netinho. E também cuidar dos seus filmes, como sempre gostou de comentar produções nacionais e internacionais. Um abraço, aproveite a vida".

O doutor Ivan Gradowski, ex-diretor do TRE-PR, desejou votos de uma feliz jornada, que se inicia com a aposentadoria. "Agora você vai poder se dedicar àquilo que realmente é a sua vocação: a cinematografia, da qual você tem profundo conhecimento. Durante o período que esteve como assessor de imprensa, exerceu as suas atribuições com grande capacidade e mostrou ser muito eficiente no desempenho delas, obrigado!".

A secretária Judiciária (SECJUD), Danielle Cidade Morgado Maemura, comenta que logo que ingressou no TRE-PR, em 1995, teve contato com o vasto conhecimento cinematográfico de Marden. Ele apresentou à servidora sinopses de filmes e deu inúmeras indicações "imperdíveis". "Foi uma época em que eu frequentava as salas de cinema duas vezes por semana, maratonando os lançamentos", lembra.

"Mas houve um momento em nossa convivência merecedor de destaque, em que me senti muito lisonjeada: Marden compartilhou comigo um projeto acalentado por ele - um roteiro de filme de sua autoria, o qual iria submeter a um concurso internacional. O ano era 1997 (se não me falha a memória) e após 'devorar' aquela comovente história, inspirada no épico 'A Felicidade Não se Compra' de Frank Capra, estrelado por ninguém menos do que James Stewart, devolvi o material dizendo-lhe: 'maravilhoso'! Apesar de uma enorme torcida, Marden não se sagrou vitorioso naquele certame, mas sua trajetória e sua vida podem, sim, ser contadas por suas conquistas e realizações!", conclui Danielle.

“O Marden é uma pessoa que possui um coração enorme, difícil encontrar alguém como ele e, posso dizer que, em todos esses anos de convivência, nunca vi partir dele qualquer sentimento de maldade, nem tampouco qualquer indicação de maledicência, esse é o Marden, um verdadeiro amigo fiel”, descreve o secretário Sérgio Luiz Maranhão Ritzmann.

“Aconteceu uma história engraçada quando ele trabalhava no cerimonial durante a inauguração do Fórum de Santo Antônio da Platina. A viúva do advogado homenageado com o nome do fórum chamava-se Dorotí (acentuado para melhor compreensão), todavia, como o conhecimento do Marden em cinema é gigante e como na Rosa púrpura do Cairo, houve um minuto de confusão entre a realidade e a ficção, baixou o espírito do Mágico de Oz e Marden chama para descerrar a placa a sra. Dóroty. Foi muito engraçado, só para nós que entendemos a piada”, lembra Sérgio. “Bons filmes para você, na tela e na sua vida junto a sua bela família”.

O secretário de Orçamento, Finanças e Contabilidade (SECOFC), Helton Jose Sanchez, descreve como “privilégio” ter dividido milhares de quilômetros de estrada com o colega. “Trabalhar com o Marden sempre foi muito enriquecedor, por todas as suas qualidades como ser humano, como profissional e como pessoa dotada de uma cultura admirável. Bons tempos que se eternizaram nas tantas histórias que vivenciamos e nos bordões e gírias incorporadas nas nossas conversas cotidianas, absorvidas como folclore da instituição, pessoa de grande importância na história deste Tribunal, que deixa saudade mas que levará nossa amizade e nosso reconhecimento. Que as maravilhas não cessem para o Vovô Marden!”.

Texto: Carla Tortato
Revisão: Luiza Sarubbi  
Fotos: Arquivo
Tratamento de imagem: João M. R. Santana
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido