Presidente Coimbra de Moura participa do curso “Pop Rua JUD” em Recife (PE)

Evento, realizado entre os dias 27 a 29 de março, debate a política estadual judiciária de atenção às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades

Fotografia de um auditório com platéia presente. No palco, há um homem atrás de uma bancada. Aci...Presidente Coimbra de Moura participa do curso “Pop Rua JUD” em Recife (PE)

Nesta semana, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, participa do curso “Pop Rua JUD: Inovação Social e Acesso à Justiça”. O encontro, realizado em Recife (PE), debate as políticas estaduais judiciárias de atenção às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades.

 

O evento é sediado pela Escola Judicial (Esmape) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pernambuco (TRE-PE). O desembargador Coimbra de Moura participou do encontro com vistas a implementação de um projeto semelhante dentro do Cidadania Plena, do TRE-PR.

Fotografia de dois homens posando sorrindo de pé. Eles vestem terno e gravata e usam óculos. Ao ...
Desembargador Coimbra de Moura e ministro Reynaldo Soares da Fonseca

O Curso 

A capacitação acontece entre os dias 27 a 29 de março. Trata-se do 1° Curso Nacional de Formação de multiplicadores com enfoque em População em Situação de Rua. O propósito é capacitar magistradas, magistrados, servidoras e servidores para atendimento a essas pessoas, sob a perspectiva de acesso ao Poder Judiciário, em todos os ramos (eleitoral, federal, estadual, militar e do trabalho). 

Programação

Nos três dias de encontro, serão realizadas palestras, oficinas, aula magna, mini talk, apresentação de Pitchs e roda de conversa. Entre as temáticas abordadas estão: acesso à Justiça, direitos, medidas em procedimentos criminais, atendimento às pessoas em situação de rua, entre outros. A Esmape receberá ainda representantes de lideranças sociais.

Na quarta-feira (29), último dia de evento, acontece um mutirão, com uma ação de cidadania voltada à população em situação de rua. Na ocasião, diversas entidades públicas e privadas prestarão serviços, com apoio dos participantes do curso Pop Rua JUD. 

Confira a programação completa 

Projeto Cidadania Plena do TRE-PR 

O Cidadania Plena visa assegurar o direito ao voto a todas as pessoas. Em 2022, foram instaladas seções eleitorais em cinco hospitais e duas instituições de longa permanência em quatro municípios do Paraná. Pessoas idosas ou que estivessem internadas, bem como os profissionais que atuam nesses locais, puderam votar sem precisar se deslocar.

O projeto também beneficiou mais de 2 mil indígenas, quilombolas e caiçaras. Em abril do ano passado, foi feita uma mobilização para facilitar o acesso a serviços da Justiça Eleitoral, sem que o eleitorado precisasse ir até outro município.

 

Texto: Carla Tortato com informações do TJPE

Revisão: Rogério Carlos Born

Foto: Divulgação

Tratamento de imagem: Elivelton Martins

Secretaria de Comunicação Social

SECOM/TRE-PR 

 

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido