Primeira eleição de 2023 do Parlamento Jovem é realizada em Palmeira (PR)
620 estudantes do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves compareceram às urnas para votar
Realizou-se na última quinta-feira (09) a primeira eleição de 2023 do Projeto Parlamento Jovem, de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Participaram desta edição estudantes do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves, o maior da cidade de Palmeira (PR). A ação contou com a colaboração das servidoras e dos servidores do cartório da 13ª Zona Eleitoral, de professores e demais profissionais da escola. Conforme o chefe de cartório eleitoral, Adilson Severino da Silva, estiveram ainda presentes as servidoras e os servidores da Câmara Municipal que também prestaram auxílio e promoveram cobertura fotográfica.
Foram instaladas duas seções eleitorais que funcionaram nos turnos da manhã e da tarde. Conforme dados contidos nos Boletins de Urna (BU's), 620 estudantes compareceram às urnas para registrar seu voto, computados 605 votos válidos, cinco votos brancos e dez nulos. Dos sete candidatos mirins concorrentes, foi eleita a vereadora mais votada, Emily Ferreira, com 305 votos, praticamente a metade dos votos válidos.
Em parceria com as escolas e Câmaras Municipais, o projeto Parlamento Jovem, de inciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), possibilita a vivência da vida política, através de eleição simulada, realização de campanhas e mandato eletivo. Dessa forma, os jovens são estimulados a exercer a vida política e os valores de cidadania e democracia.
Para este ano ainda estão previstas pelo menos 96 escolas que devem aderir ao projeto em todo o estado.
Texto: Daniele Artigas (Seção de Gestão de Programas Institucionais)
Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Palmeira
Tratamento de imagem: Elivelton Martins
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube